Secretaria de Saúde de Panambi altera a organização dos atendimentos nas ESFs – NoroesteOnline.com

Secretaria de Saúde de Panambi altera a organização dos atendimentos nas ESFs

28 de fevereiro de 2021
Compartilhar
A equipe responsável pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde – SMS Panambi, em reunião na manhã de ontem (26) deliberou pela reorganização dos atendimentos nas Estratégias Saúde da Família – ESFs, em quanto persistir a bandeira preta do Modelo de Distanciamento Controlado, instituído pelo Governo do Estado do RS.
? Considerando o cenário atual, causado pelo aumento na propagação da contaminação e pelo esgotamento da capacidade hospitalar (leitos de UTI), a Secretaria Municipal de Saúde está suspendendo temporariamente os atendimentos eletivos, mostras de exames e visitas domiciliares, com exceções que serão avaliadas pelos profissionais.
?? Contudo, a equipe gestora da Pasta de Saúde consultou os profissionais médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde, os quais chancelaram a iniciativa por entenderem que trata-se de um regime de exceção, justificado pelo pior momento que estamos vivenciando em no município, bem como em todo o Rio Grande do Sul, comprovado pelos boletins epidemiológicos que são divulgados diariamente pelas autoridades de saúde.
? Diante deste cenário conturbado a Secretaria de Saúde a partir da próxima segunda-feira, 1º de março, será ampliado o programa Sentinela, com o objetivo de atender com mais resolutividade os pacientes sintomáticos gripais, conforme abaixo:
• ESF do Centro não será mais Unidade Sentinela a noite;
• Serão três ESFs destinadas exclusivamente aos atendimentos de sintomáticos gripais (ESF Esperança, Fensterseifer e Alto Paraíso);
• Funcionamento será das 7h às 19h (sem fechar ao meio-dia);
• A equipe será composta por: 1 administrativo, 1 enfermeiro, 1 médico, 1 técnico de enfermagem e 1 higienizador;
• Os serviços serão acolhimento (verificação dos sinais vitais), consulta médica, preenchimento de termo de isolamento e ficha de referência para monitoramento, agendamento de teste (pacientes fora do prazo), realização do teste de antígeno e dispensação de medicação.
‼️ Porém, ficarão quatro ESFs para atendimento clínico, sendo eles: São Jorge, Italiana, Klasener e 12 de Outubro, sendo que estas unidades serão referência para as demais ESFs que estarão em atendimento de síndromes gripais e aquelas que ficarão fechadas em virtude do remanejamento da equipe.
❌ As unidades que serão temporariamente fechadas e suas equipes remanejadas para as Unidades Sentinelas e demais ESFs serão: Piratini, Arco-Íris, Zona Norte e Interior, sendo que a decisão considerou acessibilidade, estrutura e o alto fluxo populacional.
? A grade das Estratégias Saúde da Família – ESFs fica assim referenciada:
– ESF Esperança (Sentinela) – seus usuários serão atendidos no ESF Klasener;
– ESF Fensterseifer (Sentinela) – seus usuários serão atendidos no ESF 12 de Outubro;
– ESF Alto Paraíso (Sentinela) – seus usuários serão atendidos no ESF Klasener;
– ESF Piratini (Fechada) – seus usuários serão atendidos no ESF São Jorge;
– ESF Arco-Íris (Fechada) – seus usuários serão atendidos no ESF São Jorge;
– ESF Zona Norte (Fechada) – seus usuários serão atendidos no ESF 12 de Outubro;
– ESF Interior (Fechada) – seus usuários serão atendidos no ESF Italiana;
– ESF Centro (fechada para atendimento clínicos, ficando somente como referência para vacinação) – seus usuários serão atendidos no ESF Italiana.
?️ Conforme o Secretário Romário Heitor, “considerando que temos neste momento ocupação de mais de 90% das UTI’s do Estado do RS, leitos clínicos lotados e superlotação nos Hospitais, precisamos tomar medidas drásticas como a suspensão de atendimentos não urgentes, até porque precisamos seguir as regras impostas pelo modelo de Distanciamento Controlado”.
?? A Secretaria Municipal de Saúde – SMS solicita encarecidamente aos usuários do sistema municipal de saúde que tenham a compreensão do momento difícil que todos estão passando, porém, para que possa garantir o atendimento das demandas principalmente aos sintomáticos da Covid-19, foi necessária esta reorganização das unidades de saúde, visando melhorar a resolutividade, bem como respeitar a situação dos profissionais da saúde que estão há um ano atuando na linha de frente no combate a este inimigo oculto.

Profissional do Futuro Unijuí

3 de julho de 2026
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Acessar o conteúdo