Na tarde desta quinta-feira, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, esteve no Hospital Bom Pastor Ijuí, para a inauguração de dois novos equipamentos no centro cirúrgico da instituição. As aquisições foram viabilizadas por meio do Programa Avançar Mais, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O Bom Pastor recebeu do governo do Estado, o valor de R$ 1.648.105,19 através do Programa. Este recurso foi destinado para a aquisição de um microscópio cirúrgico oftalmológico e de uma torre de videocirurgia.
Conforme o presidente do Hospital Nilo Leal, a condução segura e eficiente no atendimento aos pacientes nas diversas especialidades credenciadas no Bom Pastor reflete o reconhecimento da Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Sra. Arita Bergmann. “A destinação desses importantes recursos, por meio do programa Avançar na Saúde, nos possibilita a aquisição de equipamentos modernos, que contribuem para a redução das filas de espera e proporcionam uma recuperação mais rápida aos pacientes”.
Com a aquisição da torre de vídeo, foi possível reduzir o tempo de espera para as cirurgias gerais, com imagens de alta definição, tornando o serviço mais resolutivo e proporcionando uma recuperação mais rápida aos pacientes.
Já o microscópio cirúrgico permite a realização de todas as cirurgias oftalmológicas, como vitrectomia, transplante de córnea, catarata, pequenos procedimentos como pterígio e calázios. Além disso, a aquisição deste equipamento reduziu o tempo de espera para essas cirurgias, oferecendo acesso a procedimentos de alta complexidade na região.
A diretora executiva Rosane Schiavo, destaca que esse investimento visa não apenas melhorar o atendimento, mas também otimizar o tempo dos profissionais de saúde, garantindo maior resolutividade e eficiência. “Com a modernização das estruturas e o fortalecimento da rede de serviços, o hospital estará promovendo mais saúde e bem-estar a população. Somos muito gratos e reconhecemos o dinamismo e compromisso da secretária Arita com instituições que entregam resultados, como o Bom Pastor.
Com o compromisso de melhorar ainda mais o acesso a saúde, a secretária Arita afirmou que irá habilitar no Hospital Bom Pastor o ambulatório de DMRI (degeneração macular relacionada à idade), além disso, irá destinar ainda no mês de março, através do Programa Avançar na Saúde, um facoemulsificador para a realização de cirurgias de catarata.