A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, realizou, na última sexta-feira, 25 de março, uma visita técnica ao município de Cruz Alta, na 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
No encontro, a titular da pasta conversou com representantes das equipes diretivas das 39 escolas da região e esteve com o Departamento de Obras Escolares da Seduc para analisar e dar andamento às demandas da Escola Margarida Pardelhas e da Escola Doutor Gabriel Álvaro de Miranda. Além disso, ela reuniu-se com o deputado Clair Kuhn; com a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco; com o presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, Gustavo Jung Bilibio; com a secretária de Educação do município de Quinze de Novembro, Michele Prante Peukert; com o presidente da Câmara de Vereadores de Quinze de Novembro, Marla Ivana Klein Rauch; e com o vereador de Quinze de Novembro, Fabiano Ruppenthal; para atender solicitações das instituições de ensino.
“Eu vim a Cruz Alta para tratar de assuntos importantes. A resolução da obra da Escola Margarida Pardelhas é um deles e eu fiz questão de vir pessoalmente para conversar com as autoridades locais. Aproveitei também para conhecer a Escola Gabriel Miranda, que é uma das 56 contempladas para implementação das Escolas Padrão do Programa Avançar na Educação, e encaminhar as intervenções necessárias”, explica Raquel Teixeira.
Ainda, de acordo com a secretária, a visita técnica também teve o intuito de ouvir a comunidade escolar, dialogar sobre as novas diretrizes pedagógicas e receber as demandas das instituições de ensino.
“Tive também uma conversa muito produtiva, amiga e generosa com representantes da 9ª CRE e gestores escolares da região. Tratamos sobre o Ensino Médio Gaúcho, as avaliações diagnósticas, o Programa Aprende Mais, entre outros assuntos. Eu saio daqui com a convicção que estamos caminhando com força para qualificar a educação pública do Rio Grande do Sul”, reitera.
A coordenadora da 9ª CRE, Mariodete Boeno Pinto, ressalta a importância da presença da secretária Raquel Teixeira:
“Esta visita ao município de Cruz Alta traz a Seduc para perto das escolas. O encaminhamento de demandas antigas, como a Escola Margarida Pardelhas, é fundamental para a comunidade. A presença da equipe de Obras e a capacidade diálogo da secretária demonstra um grande comprometimento com a Educação. Estamos muito contentes com este encontro”, ressalta.
A diretora da Escola Margarida Pardelhas, Viviane dos Reis Knachaka, avalia de forma positiva a visita. A instituição de ensino, que é uma das maiores da 9ª CRE, conta com 859 alunos.
“A fato da nossa secretária ter colocado o pé na nossa escola, de ter entendido o que realmente nós passamos no dia a dia, nos fortalece e aumenta a nossa expectativa sobre este compromisso dela assumido conosco, que é trabalhar para a retomada das obras. Nós nunca tivemos a presença de um secretário na nossa instituição de ensino e estamos felizes de ter a nossa solicitação devidamente encaminhada”, afirma.
Presenças
Ainda esteve presente a diretora adjunta de Obras Escolares da Seduc, Alessandra Godinho.