Semana dos Museus tem programação virtual no Rio Grande do Sul – NoroesteOnline.com

Semana dos Museus tem programação virtual no Rio Grande do Sul

18 de maio de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta segunda-feira (18) é celebrado o Dia Internacional dos Museus. No Rio Grande do Sul, museus vinculados à Secretaria da Cultura terão uma programação comemorativa, com atividades realizadas à distâncias, por meio de lives (transmissões ao vivo), alternativa que tem ampliado a sua importância em tempos de distanciamento social por causa da pandemia de coronavírus.

A agenda prossegue até a sexta-feira (22), com o engajamento de uma série de instituições. Confira, a seguir, a programação detalhada de cada evento on-line.

18 de maio, 17h

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Porto Alegre)

Live do seminário “Cultura, museus e comunicação no pós-Covid-19”, com a participação do Museu da República (RJ). Assista em: @visitemusecom e @museudarepublica.

20 de maio, 14h

– UFRGS

Live em parceria com Museu da História da Medicina, IAB-RS, Museu Julio de Castilhos e Sistema Estadual de Museus

Em debate: “Conservação e contaminação de bens culturais por coronavírus”

Assista em https://mconf.ufrgs.br/events/conservacao-de-acervos-e-contaminacao-pelo-novo-coronavirus

20 de maio, 17h

Live do seminário “Cultura, museus e comunicação no pós-Covid-19”

Participação do projeto Acervo Multimídia de Arqueologia e Antropologia. Assista no Instagram (@visitemusecom) e no Facebook (@amaacervos)

22 de maio, 17h

– Museu Julio de Castilhos (Porto Alegre)

Live do seminário “Cultura, museus e comunicação no pós-Covid-19″, com a participação do Theatro São Pedro. Assista no Instagram (@visitemusecom)

A partir desta segunda, a instituição lança a série de vídeos “Conhecendo o acervo”, referente à história das peças do acervo do museu. Assista no Facebook (facebook.com/MuseuJulioDeCastilhos) e no Instagram (@museu.julio.de.castilhos)

– Margs (Porto Alegre)

A partir desta segunda, apresenta o projeto “Quiz do Margs”, em que contará a história do museu, sua criação, história da primeira sede, estruturação do acervo, mudança definitiva para o atual prédio (Praça da Alfândega) e memórias que o espaço urbano guarda. Assista no Facebook (https://www.facebook.com/museumargs) e no Instagram (@museumargs)

– Museu de Arte Contemporânea (Porto Alegre)

A partir desta segunda, a instituição publica no Instagram o resultado da pesquisa “Mulheres no acervo do Macrs”. Assista no Instagram (@contemporanears)

– Museu Antropológico do RS (Porto Alegre)

De 18 a 22 de maior, o museu fará postagens abordando história, acervo e exposições da instituição. Assista no Facebook: https://www.facebook.com/antropologicodors/

– Museu Histórico Farroupilha (Piratini)

A partir desta segunda, o museu lança o projeto “Relicário virtual”. A proposta é que os usuários de Facebook e Instagram publiquem fotos, receitas de família, contos, lendas ou poemas que se relacionem com a cultura gaúcha. Declamações, trovas e vídeos de dança também podem ser enviados.

Participe no Facebook  e no Instagram (@museufarroupilha)

– Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos)

A partir desta segunda, o museu compartilha em suas redes sociais as sínteses da “Série pesquisadores”, destacando conteúdos enviados por pesquisadores sobre o Arquivo Histórico da Mineração, além de fotos, vídeos e curiosidades da instituição. Assista no Facebook (www.facebook.com/museucarvao) e no Instagram (@museudocarvaooficial)

– Museu Arqueológico do RS (Taquara)

Nesta segunda, a instituição lança o “Repositório Marsul”, com publicações raras. A primeira publicação será o Boletim Nº 1 Marsul, de 1982. Assista no Facebook (facebook.com/museuarqueologicors)

– Sistema Estadual de Museus (SEM)

Nesta segunda, o SEM lança o Mapa dos Museus On-line, no site da Sedac (cultura.rs.gov.br).

A semana também marca a formação do grupo de trabalho Museus do Rio Grande do Sul, com a participação de ICOM-Brasil, curso de Museologia e PPGMUSPA (Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio) da UFRGS, Colegiado Setorial de Museus e representantes das sete regiões museológicas do Estado.

Haverá sistematização de pesquisas, com o objetivo de mapear as formas de preparo, organização e equipamentos das instituições museológicas gaúchas.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content