Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia debate sobre a Constituição – NoroesteOnline.com

Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia debate sobre a Constituição

8 de novembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o objetivo de debater os meios de garantir a efetivação dos direitos humanos nas sociedades democráticas e na nova ordem internacional, teve início, na noite desta quarta-feira, o 6º Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia, que este ano tem como temática os “30 anos da Constituição e a Proteção dos Direitos Humanos”. De forma paralela, também ocorre a 6ª Mostra de Trabalhos Científicos e o 1º Encontro de Egressos.

O ato de abertura foi realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum e contou com muita música antes dos pronunciamentos oficiais. Também foi realizada uma homenagem ao professor Egídio Dal Forno, que recebeu uma placa de congratulações pela sua história na Universidade. Ele foi o primeiro docente a lecionar sobre a Constituição de 1988 no curso de Direito da Unijuí, ainda quando a Assembleia Nacional Constituinte estava trabalhando no texto constitucional.

O professor Dr. Daniel Rubens Cenci, um dos organizadores do evento, em entrevista para a Unijuí FM, salientou sobre a importância das discussões. “A Constituição estabelece que todos temos direito ao devido processo legal, ao contraditório, por exemplo. A vida possui dimensões econômicas, afetivas, comunitárias, religiosas, por isso é necessária uma sustentação social de direitos, a possibilidade de irmos e virmos sem sofrer violência. Dessa forma, trabalhar a Constituição Federal como espaço que concentra os Direitos Humanos, de proteção a vida, é uma missão muito maior do que tratarmos apenas dos instrumentos jurídicos brasileiros, precisamos  aprender com a experiência de outros países, e por isso teremos a oportunidade, durante o nosso evento, de ouvirmos sobre a Colômbia, Espanha e Chile”, complementa.

Na primeira noite de evento, os participantes do Congresso assistiram ao painel Constituição Federal e Tributação: 30 anos de sonegação dos Direitos Humanos”, com o palestrante professor Dr. Valcir Gassen (UNB/Brasília/DF/Brasil) e mediação do professor Dr. Doglas Cesar Lucas.

09/11/2018 (Sexta-feira)

8h30min às 11h30min

Centro de Eventos – Auditório 200 – Campus da UNIJUÍ

MESA REDONDA – O IMPACTO DO NEOLIBERALISMO SOBRE O ESTADO CONSTITUCIONAL, OS DIREITOS SOCIAIS E OS SISTEMAS DEMOCRÁTICOS

Debatedores:

Prof. Dr. Manuel Eugenio Gándara Carballido (Universidad Pablo de Olavide/Sevilia/Espanha)

Prof. Dr. Álvaro Mauricio Chamorro Rosero (Universidad Cooperativa de Colombia/Colômbia)

Profª. Drª. Natália Chudik (UNAE – Encarnación/Paraguai)

Prof. Dr. Maiquel Angelo Dezordi Wermuth (UNIJUI – Brasil)

Mediador: Prof. Dr. Daniel Rubens Cenci (UNIJUÍ)

Das 14 horas às 17h30min – Apresentação de Trabalhos

16 horas – I ENCONTRO DE EGRESSOS

Centro de Eventos – Campus da UNIJUÍ

19h30min às 22h30min

Salão de Atos Argemiro Jacob Brum – Campus da UNIJUÍ

PAINEL 3:

– CONSTITUINTE, CONSTITUIÇÃO E A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE AS REFORMAS NEOLIBERAIS

Palestrante: Prof. Dr. José Carlos Moreira da Silva Filho (PUC/RS/Brasil)

– OS CASOS PARAGUAIOS FRENTE A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS E UMA CONFRONTAÇÃO COM AS CONDENAÇÕES DOS CASOS DENUNCIADOS CONTRA O BRASIL

Palestrante: Profª. Drª. Natália Chudik (UNAE/ Encarnación/Paraguai)

Mediador: Prof. Dr. Gilmar Antonio Bedin (UNIJUÍ)

A promoção do evento é do Curso de Direito e do Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí.

Vestibular de Verão 2019 UNIJUÍ

9 de outubro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content