SMS dá continuidade à série de capacitações sobre autismo – NoroesteOnline.com

SMS dá continuidade à série de capacitações sobre autismo

16 de maio de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi sede, na tarde desta terça-feira, 14, de mais uma capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estiveram presentes Técnicos de Enfermagem e membros da Equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Rede Básica de Saúde. O encontro foi uma promoção do Poder Executivo, por meio do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância e das redes de Proteção e Saúde Mental de Ijuí.

A formação contou com as falas das representantes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps Infantil), psicopedagoga Priscila Dias e fonoaudióloga Caroline Peres, e de pais e profissionais integrantes da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (Teamor).

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, Daiana Quadros, a série de capacitações que vem sendo realizada desde o mês de abril tem por objetivo preparar os profissionais para o diagnóstico eficaz e precoce do transtorno. “Por afetar o neurodesenvolvimento, o autismo exige um olhar multidisciplinar. Somente os profissionais podem dar um parecer preciso, tendo em vista que os sintomas se manifestam de forma diferente em cada criança”, pontua.

Segundo a coordenadora, dependendo da avaliação na Unidade Básica de Saúde, os casos serão encaminhados ao Caps e, dependendo do grau do autismo, à Apae. “A orientação é que, imediatamente à identificação de sinais como repetição de sons e movimentos e dificuldades com contato físico, os pais procurem auxílio em uma unidade de saúde”, ressalta Daiana.

Os próximos encontros da iniciativa acontecem ainda no mês de maio, tendo por temática norteadora “Identificação e notificação de maus tratos e violência”.

Plano de Desenvolvimento Institucional Unijuí

30 de junho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content