SMS realiza capacitação sobre autismo – NoroesteOnline.com

SMS realiza capacitação sobre autismo

19 de abril de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu nesta quarta-feira, 17, a primeira de uma série de capacitações voltadas à saúde da primeira infância. A formação aconteceu nos turnos da manhã e da tarde no auditório do Sindicato Rural de Ijuí. Enfermeiros e dentistas das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) receberam informações acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

SMS realiza capacitação sobre autismo

Pela manhã, a psiquiatra Aline Abreu falou sobre o histórico e os sinais para detecção do transtorno. Em seguida, pais representantes da Associação dos Familiares, Amigos e Austistas de Ijuí (Teamor) trouxeram relatos sobre a história, o trabalho e os grupos de apoio da organização. Esteve em debate, também, o fluxo da rede e as formas de encaminhamento dos casos de autismo.

À tarde, o encontro contou com a presença de representantes do Núcleo de Pesquisa em Psicologia (Núpsi) da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem). O grupo abordou as questões sensoriais do portador de autismo, bem como os protocolos a serem postos em prática pela atenção básica, objetivando a identificação de riscos para o neurodesenvolvimento da criança. Após, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ijuí (Apae) falaram sobre os serviços da instituição em relação à estimulação precoce do paciente.

De acordo com a neuropsicóloga da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Márcia Baiocchi Amaral, há três temáticas previstas para capacitações ao longo deste primeiro semestre. “Cada tema terá duas capacitações, divididas nos grupos 1 e 2. O primeiro tema é o autismo, e depois, vamos trabalhar violência e doenças transmissíveis”, observa.

A coordenadora Municipal de Saúde Mental, Daiana  Quadros, explica que as capacitações vêm sendo desenvolvidas desde 2018.“Temos pequenos sinais que precisam ser vistos desde a infância. Por isso, começamos a capacitação por categorias, para que os profissionais tenham esse olhar para as crianças quando chegam no ambulatório do seu bairro, que é o território do paciente”, afirma. Dependendo da avaliação na Unidade Básica de Saúde, segundo a coordenadora, os casos serão encaminhados ao Caps e, dependendo do grau do autismo, poderão ser encaminhados à Apae.

Na próxima quarta-feira, 24 de abril de 2019, a capacitação será realizada com médicos pediatras e nutricionistas.

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content