Somente 8% da população brasileira consegue ler e interpretar textos - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Somente 8% da população brasileira consegue ler e interpretar textos

22 de abril de 2019

Apenas 8 em cada 100 pessoas tem capacidade de ler e entender o que está lendo. A pesquisa foi realizada no ano de 2016 pelo IPM e Ong Ação Educativa e serviu como base para indicar o baixo nível de capacidade de interpretação e entendimento de textos dos brasileiros alfabetizados. Se aplicarmos estes 8% em Ijuí, por exemplo, com uma população de 80 mil habitantes, somente 6,4 mil pessoas conseguem ler e interpretar textos de variados tipos e estilos.

Cerca de 42% da população não conseguem sequer compreender textos médios e fazer cálculos além da casa do milhar.

Esses 8% da população são considerados indivíduos proficientes. Um indivíduo “proficiente” é capaz de compreender e elaborar textos de diferentes tipos, como mensagem (um e-mail), descrição (como um verbete da Wikipedia) ou argumentação (como os editoriais de jornal ou artigos de opinião), além de conseguir opinar sobre o posicionamento ou estilo do autor do texto.

Também é apto a interpretar tabelas e gráficos como a evolução da taxa de desocupação e compreende, por exemplo, que tendências aponta ou que projeções podem ser feitas a partir desses dados.

Nos últimos 15 anos o número de analfabetos no Brasil caiu de 12% para 4% da população. Se unirmos analfabetos com os que até leem o nome ou o letreiro do ônibus temos os analfabetos funcionais. Número que também caiu em 2001 eram 39%, hoje são 27.

A notícia ruim vem dos alfabetizados. Hoje 73% sabem ler e escrever, mas 65% tem algum nível de dificuldade.

Há cinco níveis de alfabetismo funcional, segundo o relatório “Alfabetismo e o Mundo do Trabalho”: analfabeto (4%), rudimentar (23%), elementar (42%), intermediário (23%) e proficiente (8%). O grupo de analfabeto mais o de rudimentar são considerados analfabetos funcionais.

Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas.

Os dados são do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf)

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados