Sonora Brasil Sesc traz grupo de Pernambuco a Ijuí – NoroesteOnline.com

Sonora Brasil Sesc traz grupo de Pernambuco a Ijuí

29 de novembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o objetivo de resgatar a memória da música brasileira, o projeto Sonora Brasil percorre todo o País. Assim, chegou a vez do grupo Coco de Tebei se apresentar em Ijuí, no dia 10 de dezembro (segunda-feira), às 20h, no Teatro do Sesc (Rua Crisanto Leite, 202). Esse tipo de Coco é praticado por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade de Tacaratu, Pernambuco. A entrada é gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos no Sesc local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-7511, no site www.sesc-rs.com.br/ijui e na página www.facebook.com/sescijuirs.

As músicas são cantadas por mulheres e dançadas por casais. Não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada dos dançadores. O grupo é formado pelas cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos e pelos dançadores José Lira dos Santos e Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva e Agnaldo José da Silva, Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos. A sonoridade que resulta do canto somado ao ritmo da pisada nos remete, de certa forma, a uma ritualística indígena, que se caracteriza pelo contraste de timbre entre o metal das vozes femininas e o som seco da pisada no chão, e pela ausência de nuances em cada um dos elementos.

  Sobre o Sonora Brasil – O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. O projeto busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. Promovido pelo Sesc há 20 anos, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.

Projeto Sesc Sonora Brasil em Ijuí

Coco de Tebei (PE)

Data: 10 de dezembro (segunda-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)

Entrada gratuita

 

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do Sesc/RS

Plano de Desenvolvimento Institucional Unijuí

30 de junho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content