Os exemplares de raça holandesa de maior produtividade na 17ª Fenasul e 44ª Expoleite foram celebrados com o tradicional banho de leite no final da tarde de quinta-feira (18/5). O ato reuniu autoridades e criadores no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Com uma produção de 87 kg de leite, o grande destaque do evento foi a vencedora da categoria Vaca Jovem da Granja Ferraboli, Festleite Ferraboli 423. Com essa pesagem, a raça bateu recorde desde a implementação do novo regulamento da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). “Nenhuma vaca produziu tanto assim”, comemorou o criador do animal, Paulo Ferraboli, de Anta Gorda.
Ferraboli também levou o prêmio na categoria Vaca Adulta, com a Festleite P. Ferraboli 407 Supersire, que atingiu a marca de 80,09 kg de leite. “O segredo, em primeiro lugar, é a genética, uma boa alimentação e o bem estar do animal, além da família inteira envolvida 24 horas por dia”, explicou.
O titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, destacou que a Fenasul Expoleite é uma oportunidade para reconhecer a dedicação dos produtores leiteiros. “Aqui está a exposição do que há de melhor na produção gaúcha. A excelência em genética, a sanidade, a qualidade e o cuidado podem ser vistos nos pavilhões do parque, onde a vida no campo e na cidade se misturam”, afirmou Feltes.
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, saudou os pecuaristas participantes do evento. “As maiores autoridades presentes são os criadores, os produtores e os seus respectivos animais, sejam das raças leiteiras, das outras raças e das que vão se apresentar no rodeio”, disse.
Tanto na categoria Vaca Jovem como na categoria Vaca Adulta, as segundas e terceiras colocadas foram da Granja Cichelero. Também participaram do banho de leite as vencedoras da raça Jersey.
Para o titular da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, o Estado deve participar do desenvolvimento de ações que contribuam para a recuperação do setor leiteiro. “Temos a missão de construir uma política pública para desenvolvermos um olhar diferenciado sobre a cadeia produtiva leiteira do nosso Estado”, ressaltou Santini. “Para isso, precisamos colocar em prática programas que garantam a segurança hídrica, que estimulem uma mudança no tratamento do solo e proporcionem a capacitação e qualificação dos nossos produtores.”
Na ocasião, foi oficializada a doação de cerca de 300 litros de leite, equivalente ao colhido no concurso leiteiro, para duas entidades assistenciais de Esteio, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Também esteve presente no evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. A Fenasul Expoleite, que acontece até domingo (21/5), é uma realização da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e da Prefeitura de Esteio.
Texto: Ascom Seapi e Ascom Gadolando
Edição: Secom