Unijuí é a casa da Fenadi Virtual 2020 – NoroesteOnline.com

Unijuí é a casa da Fenadi Virtual 2020

7 de outubro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Salão de Atos será o palco principal da Feira

Em 2020, o evento que celebra a cultura, a diversidade e a vida será realizado de forma diferente: a Festa Nacional das Etnias (Fenadi) ocorrerá de 12 a 19 de outubro, exclusivamente online, com transmissão pelo YouTube. A Unijuí abriu as portas para acolher a Feira neste momento de pandemia, mobilizando professores, estudantes e técnicos-administrativos e de apoio para a realização do evento, em uma conjunção de esforços com a União das Etnias e a Prefeitura de Ijuí. Confira todos os detalhes no site do evento. 

O palco principal das atrações culturais do evento será o Salão de Atos do Campus Ijuí. Na programação serão apresentadas, simultaneamente, 10 salas culturais e, em paralelo, também acontecerá um Talk Show. “As diferentes linguagens da cultura e da arte se tornam meios para a expressão da diversidade étnica, através de uma plataforma multicanal, em uma ampla programação da Feira: atrações ao vivo serão mescladas com reproduções de material de arquivo da Festa e das diferentes associações étnico-culturais. O projeto de divulgação inclui uma projeção de alcance virtual dessa proposta, que por seu desenho tem de fato um grande potencial de ampliar o número de espectadores, pois incorpora os aspectos locais e globais, provocando um debate sobre os processos migratórios e de miscigenação étnica para muito além do município”, salienta Francisco Roloff, produtor cultural da Fenadi Virtual.

O professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, um dos principais articuladores do trabalho da Universidade pela Feira, ressalta que com a interação abre-se um espaço para a prática profissional de estudantes. De alguma forma, isso se converte em um grande palco de interação profissional e formação. “A Unijuí abraça a Fenadi e a reconhece como um elemento que impulsiona o desenvolvimento local, que também é um dos compromissos da Universidade. Além disso, a Feira vai movimentar economicamente o setor cultural, que está muito prejudicado em razão da pandemia da covid-19, por isso a Universidade é parceira na realização do evento”, complementa.

Confira mais detalhes sobre a participação da Unijuí na Feira

A diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), Vivian Stroschein, que tem trabalhado na articulação das diferentes áreas ressalta, “a Fenadi é um evento que resgata, revive e preserva costumes, tradições, danças, músicas, arquiteturas, vestimentas e gastronomias dos imigrantes, que chegaram a partir de 1890, quando iniciou o processo de colonização. A Unijuí está engajada como apoiadora deste evento, além de termos o envolvimento de professores e estudantes dos nossos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Design, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia e Gastronomia, a Universidade ainda está disponibilizando sua infraestrutura e equipe de trabalho para realização da transmissão do evento, para que este aconteça da melhor forma possível”, observa.

Os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda produziram a campanha Fenadi Virtual, com materiais gráficos e criação de conteúdo. Para a produção do palco principal, onde vai ocorrer o Talk Show, houve a inserção dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, além da marcenaria da Universidade, com orientação dos professores Diane Meri Weiller Johann e do professor Igor Norbert Soares. O curso de Gastronomia irá disponibilizar laboratórios e professores para o preparo de receitas típicas das etnias ao vivo. Já o curso de Pedagogia auxiliou na sala cinco, que vai trazer a temática do conteúdo infantil.

Para viabilizar a transmissão, a Coordenadoria de Informática da Universidade vai disponibilizar a estrutura de conexão e os computadores, preparar as salas do Youtube, e profissionais da área. Para maior aproximação com o público, foi criado um site para a Fenadi Virtual, elaborado pelo professor Sandro Sawicki, do curso de Ciência da Computação. Acesse neste link. O Museu Antropológico Diretor Pestana contribuirá com conteúdo para a sala História e Cultura, com assuntos ligados ao município de Ijuí e à cultura do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Este trabalho também tem a inserção dos Grupos Culturais da Universidade: Cia. Cadagy e Coral Unijuí.

Uma das atrações diferentes do evento é o Festival Gastronômico, em que uma rede de profissionais e restaurantes vai preparar os pratos típicos de cada uma das etnias. Será possível saborear as receitas no sistema drive thru e delivery. Este projeto tem a condução da professora Fernanda Pasqualini, com a inserção dos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Acesse este link e saboreie alguns dos melhores pratos típicos de cada etnia.

           

Por fim, a Unijuí também prestará todo amparo de patrimônio, fornecendo toda limpeza e suporte para conferência de temperatura, manutenção dos espaços. Além disso, a Universidade ainda irá ceder os espaços de laboratórios e estacionamento para drive-in durante o evento.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content