Unijuí e Demei inauguram um novo sistema de iluminação na Praça da República, em Ijuí – NoroesteOnline.com

Unijuí e Demei inauguram um novo sistema de iluminação na Praça da República, em Ijuí

2 de dezembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Praça da República de Ijuí ganhou, na noite de domingo, 01 de dezembro, um bonito presente: uma nova iluminação, moderna e eficiente, com luzes LED. A demonstração inaugural, com a presença do prefeito, Valdir Heck, lideranças da cidade e professores da Unijuí, envolveu também o movimento étnico, com a execução de músicas típicas e uma mostra da iluminação, com a alternação das cores conforme as músicas, representando cada uma das casas étnicas de Ijuí.

“Este momento é fruto do entendimento com a nossa Universidade e o DEMEI, em busca de inovação para a cidade”, observou o prefeito, Valdir Heck.

Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de Ijuí e a Unijuí participou criando um formato de gestão automatizado desta iluminação, sendo possível, entre outras questões, a troca de cores, com 16 possibilidades diferentes, além de se poder fazer uma gestão mais inteligente da iluminação, por meio de software. O Projeto foi desenvolvido por professores e estudantes do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias no Grupo de Automação e Controle (GAIC), juntamente com o DEMEI e a Prefeitura Municipal. Todos os componentes eletrônicos foram desenvolvidos dentro da Universidade. “Foi um presente da Unijuí para a sociedade, envolvendo estudantes de Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Design. Toda a praça foi setorizada, o que permite programar as cores de acordo com a necessidade”, observa o professor Maurício Campos, um dos coordenadores do Projeto.

Segundo o presidente do DEMEI, Ruben Herter, que também esteve presente na Praça no ato inaugural, este aprimoramento vem sendo trabalhado desde 2017. “É um momento muito importante para a cidade, uma conquista, que valoriza a Praça”, complementa.

 

Projeto de Educação em Eficiência Energética

Além da iluminação da Praça da República, outro importante projeto é desenvolvido pela Unijuí em parceria com o Poder Público de Ijuí, trata-se do projeto “Educação em Eficiência Energética: Construindo um Futuro Sustentável – Parte II”. O objetivo é apresentar conceitos e conhecimentos que possam facilmente ser convertidos em ações de eficiência energética. Por isso, a Unijuí e o Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (Demei) vão desenvolver, em conjunto, diversas ações, entre elas: palestras interativas, teatros, contações de histórias, jogos eletrônicos, maquetes e ações na internet, com escolas de ensino fundamental e médio do município, abrangendo mais de 16 mil alunos, além de 300 professores, em 49 escolas das redes pública e privada. O Projeto está sendo desenvolvido pelos estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, bolsistas do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), ligado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Universidade. “O Departamento vem atuando em várias frentes, com projetos impactantes para a cidade. É a Universidade fazendo o seu papel, contribuindo para o desenvolvimento regional”, salienta o chefe do DCEEng, professor Peterson Avi.

Confira uma matéria completa sobre esta ação.

Vestibular de Medicina UNIJUÍ 2020

29 de novembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content