UNIJUÍ entrega relatório final do Projeto Aproxima para Prefeitura Municipal de Santa Rosa – NoroesteOnline.com

UNIJUÍ entrega relatório final do Projeto Aproxima para Prefeitura Municipal de Santa Rosa

30 de junho de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A UNIJUÍ realizou a entrega do Relatório Final das Atividades Relativas a Execução do Contrato de Prestação de Serviço, do Projeto Aproxima, na manhã de quarta-feira (26), para o Prefeito Municipal, Alcides Vicini. A parceria entre a Universidade, por meio do curso de Direito, e a Prefeitura Municipal, possibilitou a regularização da documentação nas Associações de Moradores dos bairros de Santa Rosa.

O Projeto teve como objetivo melhorar a gestão dos bairros de Santa Rosa por intermédio das associações organizadas. Dessa forma, elas passam a existir como ente jurídico com personalidade própria e estrutura capaz de organizar, por meio de diretoriais democraticamente eleitas, as pautas ligadas às prioridades e necessidades locais, almejando a melhoria da qualidade de vida dos moradores e associados.

Na oportunidade, o Projeto Aproxima conseguiu contemplar, em um período de seis meses, a formalização e inscrição junto ao Registro de Pessoas Jurídicas, das seguintes Associações: Associação de Moradores do Residencial Lorentz, Associação de Moradores do Loteamento Vargas, Associação de Moradores do Bairro Cruzeiro do Sul, Associação de Moradores More Bem, Associação de Moradores Bom Retiro e Associação de Moradores da Valdemar Pisoni, totalizando seis associações. Além disso, a Associação de Moradores da Vila Alvorada e a Associação de Moradores da Vila Agrícola já se encontram junto ao Registro de Pessoas Jurídicas e estão na fase final do processo de regularização.

De acordo com a professora Fernanda Serrer Scherer, responsável pelo projeto, a UNIJUÍ teve um ganho multisetorial, abrangendo os membros das comunidades, a Prefeitura Municipal e principalmente a Universidade, pois, além do contato com a comunidade e com suas realidades, foi possível colocar à disposição da população as ferramentas jurídicas, oportunizando aos alunos envolvidos novas experiências profissionais.

Também foram realizadas três oficinas de Conscientização e Cidadania, já constituídas, com a participação de membros de todas as Associações de Moradores do Município de Santa Rosa. As oficinas foram ministradas pelos professores da UNIJUÍ. A primeira delas foi conduzida pela professora Elenise Felzke Schonardie, no dia 07 de maio, na sede da Associação de Moradores da Vila Auxiliadora e teve como tema “Urbanismo e Meio Ambiente”. No dia 16 de maio, na sede da Associação da Vila Balneária, ocorreu a segunda oficina, realizada pelo professor Ênio Waldir da Silva, tendo como tema “Economia Solidária”. E a última oficina aconteceu no dia no dia 21 de maio, na sede da Associação de Moradores da Vila Júlio de Oliveira e foi coordenada pela professora Ester Eliana Hauser, que trouxe como temática a “Cidadania sob a forma de círculo restaurativo”, promovendo o debate acerca da melhoria comunicativa e seus ganhos para a organização comunitária.

Crédito das Imagens: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content