Unijuí inaugura Estação de Carregamento de Veículos Elétricos no Espaço + Inovação - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Unijuí inaugura Estação de Carregamento de Veículos Elétricos no Espaço + Inovação

12 de junho de 2024

A Unijuí inaugurou, na tarde desta terça-feira, 11 de junho, a Estação Unijuí de Carregamento de Carros Elétricos. A inauguração ocorreu no Espaço + Inovação e reuniu professores, técnicos-administrativos da Universidade, integrantes da reitoria, além de autoridades do município de Ijuí, região, e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A estação de recarga é uma estrutura que foi disponibilizada a partir da execução de umas das metas do projeto Cidades Inteligentes, que é financiado pelo MCTI, a partir de recursos de emenda parlamentar indicada pelo ex-deputado federal Darcísio Perondi. Ela é uma estação de recarga rápida que possibilita a recarga de veículos com capacidade de 60 kW em corrente contínua e 43 kW em corrente alternada, o que possibilita uma recarga máxima em cerca de 30 minutos. Toda a energia utilizada no processo de recarga é gerada de forma sustentável a partir da geração fotovoltaica.

Conforme explica o professor Paulo Sérgio Sausen, que coordena a Meta 5 do projeto Cidades Inteligentes, esta é a única estação de recarga rápida da região Noroeste, sendo a mais potente em cerca de 160 quilômetros. Ele explica que a Estação reflete o compromisso com a pesquisa, com o avanço da tecnologia limpa na comunidade e com o meio ambiente. “Esta inauguração faz parte de um projeto maior que vai alavancar a nossa região na pesquisa e desenvolvimento, ao mesmo tempo que é um retorno para a sociedade. Vamos desfrutar. Estamos abertos para todos aproveitarem essa tecnologia”, ressalta.

Em sua saudação institucional, o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, comenta que a Estação de Recarga da Unijuí é uma parte importante e que reflete diretamente em toda a região. “Se quisermos ver a nossa região crescendo, temos que olhar para a inovação. Esta precisa ser vista como estratégia central para o desenvolvimento e a Unijuí olha muito bem para isso, com foco em pesquisas que buscam avançar nesse sentido. Queremos uma melhor qualidade de vida e a partir da inovação conseguimos atingir a todos”, destaca.

O professor também explica que a Estação de Carregamento da Unijuí, em um primeiro momento, poderá ser utilizada de forma gratuita pela comunidade. “Esta é a contrapartida que temos que dar e trazer para a comunidade. Este é um recurso que vem e temos que dar essa devolutiva”, comenta. Para a comunidade acessar, é preciso fazer um cadastro que dá direito a um cartão que libera o acesso à estação. O cartão terá um custo inicial de  R$100,00 e dará direito a uma recarga semanal até o final deste ano.

O representante do Ministério Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi de Brito Peixoto destaca o resultado positivo da parceria entre o MCTI e a Universidade. “Já vimos vários projetos e o empenho da instituição parceira e é uma alegria imensa que esse projeto esteja gerando frutos e resultados positivos. Estão todos de parabéns”, enfatiza.

Representando o ex-deputado federal Darcísio Perondi, o ex-vereador Daniel Perondi destaca que o projeto faz parte de um crescimento importante para a comunidade de Ijuí. Também comenta que é preciso olhar para o futuro e valorizar projetos como este. Na mesma linha, o vereador Bíra Erthal, que representou o Legislativo de Ijuí, relata que os resultados do projeto Cidades Inteligentes estão sendo colhidos e que o município está colocando em prática, a partir do poder público com a aprovação de leis, que propiciam o desenvolvimento local.

O secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão, argumenta que este é um grande passo para Ijuí, que precisa de grandes projetos sustentáveis. “Sabemos da importância de desenvolvermos pesquisa e inovação, e precisamos desenvolver tecnologias sustentáveis para avançar ainda mais nesse sentido”, relata. O chefe de Gabinete da prefeitura também lembra que todo o projeto da Unijuí coloca o município mais um passo no desenvolvimento e no progresso.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados