Unijuí realiza os últimos ajustes para receber a Fenadi Virtual 2020 - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Unijuí realiza os últimos ajustes para receber a Fenadi Virtual 2020

11 de outubro de 2020

Os professores, estudantes e equipe técnica da Unijuí estão engajados para a Fenadi Virtual 2020, que acontece na próxima semana, tenha sucesso. Agora as equipes de montagem, finalização e transmissão aceleram o trabalho para realizar os últimos ajustes e testes antes do início do evento.

Nesta sexta-feira (09), a Coordenadoria de Informática ajustou as imagens, editou os vídeos e cenários para deixar o conteúdo atrativo, descontraído e principalmente informativo. Os canais de Youtube estão todos preparados para que o público tenha a melhor experiência possível das atrações. Além disso, os profissionais que vão atuar nos dias de evento estão alinhados com suas tarefas e aguardando o início do do evento. Os uploads de vídeos serão realizados ao longo do final de semana, sendo que os equipamentos de T.I estão todos montados em um Laboratório dedicado exclusivamente para o evento, com computadores de grande poder de processamento e softwares próprios para eventos desta magnitude.

Uma das atrações da Feira é a gastronomia. E na tarde e noite desta sexta-feira está sendo gravado, no Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade, onde as professoras a professora Tiana Maxine Kronbauer Hintz e os estudantes irão auxiliar as etnias na produção dos seus pratos típicos. A sala As gravações serão veiculadas na sala 3, a partir do dia 13 de outubro.

Já no domingo, a Coordenadoria de Informática, juntamente com a diretora do Museu Antropológico, Vivian Stroschein, e empresas da região vão auxiliar em um ensaio e testes finais para a abertura oficial do evento, que será realizada na segunda-feira, dia 12. Confira a programação completa.

 

União de esforços pela cultura

Diante do atual cenário de pandemia, pessoas e organizações precisaram se reinventar e planejar de uma forma diferente suas atividades. Por esse motivo, a União das Etnias de Ijuí (Ueti), a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Ijuí uniram esforços para dar continuidade na Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi), que em 2020 chega a sua 34ª edição. A cerimônia oficial acontece dia 12 de outubro, às 19h, no palco do Talk Show, instalado no Salão de Atos do Campus Ijuí. O evento contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.

O palco principal das atrações culturais do evento será o Salão de Atos do Campus Ijuí. Destinada a todas as faixas etárias, a programação contará diariamente com 10 salas simultâneas e conteúdos variados, incluindo palestras, debates, oficinas, mostras e danças ao vivo, além da reprodução de materiais que marcam a história da Fenadi. Confira uma entrevista completa sobre o evento realizada pela Unijuí FM: 

Para saborear o Festival

O Festival Gastronômico será uma das grandes atrações da Feira. Quem saboreia todos anos os pratos típicos das etnias nas Casas do Parque de Exposição esse ano poderá provar em casa, curtindo as atrações da Fenadi pelo Youtube. Quem nunca provou, terá uma nova oportunidade de conhecer a culinária dos povos imigrantes. Confira como pedir no site do evento.

Tudo se inicia com a ideia de um dos principais articuladores do trabalho da Universidade pela Feira, quando o professor  Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, entra em contato com os cursos de Administração e Ciências Contábeis para criar algo relacionado a gastronomia, que de pronto abraçou a ideia e assim que possível foi apresentada para a UETI.  Após debates, surge o modelo do Festival Gastronômico, proposta para o público experimentar pratos típicos de cada etnia, ultrapassando a barreira do virtual e tornando-seu ma experiência.

A produção da marca do Festival Gastronômico, o material para o aplicativo Aiqfome, adesivo para as entregas e imagens que serão divulgadas na mídia e redes sociais, foi desenvolvida pelo estudante do curso de Design Eduardo Rubin Deutschmann, com o  auxílio do professor-orientador do estágio obrigatório de Design, José Paulo Medeiros da Silva e de Laura Allabrandt, supervisora. Este projeto tem a condução da professora Fernanda Pasqualini, com a inserção dos cursos de Administração e Ciências Contábeis

           

O Festival Gastronômico vai ocorrer nos dias de Fenadi Virtual e todas as etnias irão participar, exceto os gaúchos. Cada uma delas escolheu um restaurante que irá representá-la, podendo ser ofertado de um a três pratos típicos para esse período. Essa oferta ocorrerá de maneira diferente para cada restaurante, alguns ofereceram ao meio dia, alguns a tarde e outros à noite, diferentes pratos para momentos distintos. A compra pode ser feita diretamente com o restaurante pelo seus canais de contato, ou pelo aplicativo de entregas Aiqfome. Todos os detalhes no site do evento.

Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí. 

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados