UPA de Santo Ângelo já está atendendo a população – NoroesteOnline.com

UPA de Santo Ângelo já está atendendo a população

25 de setembro de 2018
Compartilhar
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares

O Governo Municipal  de Santo Ângelo honrou mais um compromisso de gestão e colocou em atividade a sua Unidade de Pronto Atendimento (UPA), garantindo a população mais uma forma de atendimento para situações de urgência, com a estrutura de um mini-hospital. A unidade tipo II está localizada na Rua Dr. Antão Assis Brasil, 480, em anexo ao Centro Social Urbano do Bairro Pippi, e conta com 12 leitos de observação e 24 poltronas para medicação.

Conforme acordo entre o município e o Conselho Municipal de Saúde, até que a UPA receba a inspeção técnica do Ministério da Saúde e homologue o repasse de recursos para prestar o atendimento às 24 horas do dia, seu funcionamento será das 7 às 22 horas, nos sete dias da semana, oferecendo consultas médicas com clínico geral, procedimentos de enfermagem, raios-X e coleta de material de laboratório. A equipe de profissionais que atua na unidade é composta por dois médicos clínicos gerais por turno, seis enfermeiros, 11 técnicos em enfermagem e técnico em radiologia, distribuídos em três turnos de atendimento.

A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã desta terça-feira, 25, e contou com a expressiva participação de lideranças políticas, empresariais e comunitárias, e representantes das instituições de saúde do município.

“Colocar a UPA em funcionamento é uma ação que marca um novo tempo na saúde de Santo Ângelo. É um ato de coragem do governo municipal que, mesmo diante à escassez de recursos e incerteza dos repasses legais e de obrigação do Estado e da União, encontra respaldo na sua política de austeridade, de controle dos gastos públicos, e de respeito ao cidadão trabalhador que busca socorro na rede pública de saúde”, disse emocionado, o prefeito Jacques Barbosa.

O chefe do Executivo também argumentou em sua manifestação, que o funcionamento da unidade é a validação de uma luta de 21 meses de governo, de exaustivas reuniões, viagens de negociação e busca de recursos. Destacou ainda que o custeio da unidade aberta à população será do orçamento do município, com valor de R$ 150 mil mensais. “Mais que um compromisso pessoal, é um projeto de governo. Sem investimentos a saúde se transforma num calvário para o cidadão e num castigo para o administrador”, afirmou.

O secretário de Saúde, o médico Luis Carlos Cavalheiro, lembrou que o espaço físico e os equipamentos médicos hospitalares foram entregues ao município em 21 de dezembro de 2012, porém permaneceram quatro anos (2013/2016) sem uso, provocando problemas estruturais e de funcionamento. Cavalheiro afirmou que foi necessário um bom volume de recursos para recuperação do prédio e manutenção dos aparelhos hospitalares. “Ao assumir o Governo Municipal, o prefeito Jacques determinou que a prioridade da gestão fosse qualificar e ampliar os serviços na área da saúde e colocar a UPA a trabalhar para a população. É decisão de quem tem a saúde como prioridade. A UPA é um sonho realizado para todos”, assinalou.

As autoridades também se manifestaram ressaltando a parceria do governo com o Hospital Santo Ângelo que deverá registrar uma redução na procura por atendimento, e com o Conselho Municipal de Saúde. O prefeito Jacques defendeu que o controle social é uma das grandes conquistas da população e disse crer na sua pertinência e eficácia. “O financiamento e a gestão da saúde são compartilhados e todos devem fazer a sua parte com seriedade, empenho, compromisso e boa vontade. E assim o Conselho Municipal de Saúde tem atuado”, concluiu.

Também se manifestaram na cerimônia, a adjunta da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Margareth Forlin e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Alérico.

Fonte: Jornal Informal

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content