Vacas holandesas campeãs triunfam no Banho de Leite da Expointer – NoroesteOnline.com

Vacas holandesas campeãs triunfam no Banho de Leite da Expointer

29 de agosto de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A vaca holandesa adulta Fest Leite P. Ferraboli Damasco, dos expositores Paulo, Diogo e Diego Ferraboli, de Anta Gorda, foi a Grande Campeã na tarde dessa terça-feira (28) depois de um concorrido julgamento. Não é a primeira vez que os expositores – pai e dois filhos – estiveram na Expointer.  Mas agora inscreveram animais nas disputas. Estrearam como vencedores e estavam muito felizes. Por sua vez, a vaca vencedora Campeã Jovem da exposição foi Tan Roberta Carli Raquel Atwood, de propriedade do criador Altair Tang, de Farroupilha. Após a vitória, como sempre acontece, ocorreu o tradicional Banho de Leite, que encantou os visitantes do Parque Assis Brasil.

Os animais triunfaram no concurso leiteiro promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). Quinze animais participaram do julgamento. A vaca campeã produziu 76,590 litros de leite durante o acompanhamento das ordenhas da competição. Um de seus criadores, Digo Ferraboli destacou que a premiação “é uma prova de que vale a pena o que investimos e todo trabalho de dedicação que temos durante todo o ano.”

Apesar das dificuldades do setor, esta é a segunda vez que a família Ferraboli expõe seus animais na Expointer. “Não é fácil para pequenos produtores virem para cá e permanecerem toda a exposição, mas o prêmio que ganhamos recompensa qualquer sacrifício”, confessou. O mesmo exemplar foi premiado na categoria Jovem, no concurso realizado na Expointer 2016.

Além de ser presidente da Gadolando e um dos criadores da vaca vencedora Campeã Jovem, que produziu 65,880 litros de leite em 24 horas, Marco Tang lembrou das dificuldades que o setor enfrenta atualmente. “A maioria das pessoas acha que as vacas de exposições têm como características a perfeita morfologia, e elas possuem é claro, mas também encantam pela beleza. Mas não podemos esquecer as dificuldades do setor, cujos expositores que aqui estão são basicamente oriundos e pertencentes à agricultura familiar”, acrescentou.

Seu exemplar tem três anos. Este foi o quinto campeonato que a família de Farroupilha participa. “O banho de leite é uma sensação maravilhosa”, celebrou. Segundo ele, são 25 produtores expondo no setor da vaca holandesa, vindos de 15 municípios. Tang também destacou a importância do concurso, que já tem muitos anos na Expointer, “para valorização dos animais e esforço dos criadores.”

Conforme as regras do concurso leiteiro, foram realizadas cinco ordenhas no período de 24 horas. As duas com maior desempenho foram descartadas e o resultado final foi definido pela média das restantes. “O nosso concurso é muito natural. É só o que a vaca come, ingesta via oral, sem estímulo hormonal. Se ela ficar doente e necessitar de medicação é retirada da competição. Desta forma, essas produções são muito sinceras. Evidentemente que os exemplares recebem alimentação de qualidade”, destacou Tang. “Então esses resultados foram muito bons. Quando uma vaca produz 70/76 litros de leite por dia ela está fazendo mais do que a média alta de bons rebanhos de 30 litros, em média”, finalizou.

Vestibular de Verão 2019 UNIJUÍ

9 de outubro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content