Tradicionalmente os períodos de Natal e Ano Novo são os que mais levam pessoas as estradas em viagens curtas ou longas, de férias ou para passeios em casa de familiares. No entanto, muitas pessoas acabam não realizando a manutenção em seus veículos e podem ter problemas na estrada.
Lembre-se que os cuidados preventivos na manutenção de carros e motos são essenciais para a segurança. Além disso, a manutenção adequada previne quebras ou outros imprevistos.
Veja abaixo algumas dicas simples para checar seu carro antes de pegar a estrada e diminuir as chances de ter algum problema na viagem.
Uma das primeiras coisas que você deve fazer é verificar os fluidos do motor. Geralmente basta abrir o capô e procurar pelos compartimentos de cada fluido, que possuem marcas indicando se o nível está adequado ou não. Verifique os seguintes fluidos:
Verifique se todos os fluídos estão nos níveis corretos e com aparências limpas, está tudo bem.
Se eles estiverem com aparência ruim, talvez precisem ser trocados juntamente com seus respectivos filtros.
Se estiverem em boas condições, mas abaixo do nível correto, é preciso completar. Se tiver dúvidas sobre onde estão os reservatórios de cada fluido, verifique o manual do veículo.
Aproveite que está com o capô aberto e verifique a condição de qualquer uma das correias e mangueiras que você possa ver facilmente e cheque se não há nenhum tipo de desgaste, ressecamento e vazamentos.
Se você notar alguma coisa que pareça em mau estado, procure um mecânico da sua região e substitua qualquer coreia ou mangueira antes de partir para a sua viagem.
Confira se a bateria está em bom estado. O ideal é fazer o teste com um voltímetro, que deve estar configurado em 20 volts DC, medindo a voltagem dos terminais com o carro ligado. Uma bateria em bom estado deve ter voltagem acima de 12,5 V.
Se a voltagem estiver entre 11,8 e 12,3 volts, significa que a bateria ainda está com cerca de 75% da sua capacidade. Dependendo da duração da sua viagem, pode ser apropriado trocar a bateria antes de pegar a estrada.
Caso a voltagem esteja menor que 11,8 V faça a troca da bateria.
Além disso, verifique os terminais da bateria quanto à corrosão. Se houver acúmulo de corrosão existem receitas caseiras seguras que você pode usar para remover a corrosão e aumentar a vida útil da bateria.
Se os terminais estiverem danificados ou se houver fios expostos, substitua-os imediatamente.
Certifique-se sempre de verificar o estado dos seus pneus antes de viajar.
Se você notar riscos ou protuberâncias nas paredes laterais, é indicado fazer a troca dos pneus. Além disso, se as bandas de rodagem estiverem muito desgastadas – pneus “carecas” – você também precisará substituí-los.
Os sulcos dos pneus, isto é, as riscas, precisam ter uma profundidade mínima para garantir a segurança do veículo.
Confira se a marca TBI ainda não foi atingida. É bom levar em conta também o desgaste ao longo da viagem, pois se você planeja fazer uma viagem longa convém contar que os pneus vão se desgastar na estrada.
Verifique também a pressão dos pneus e certifique-se de que a leitura de libras por polegada quadrada (PSI) coincide com a informação colocada no batente da porta lateral do motorista.
Além de garantir mais segurança, pneus bem calibrados diminuem o consumo de combustível do carro.
Se você não tiver certeza sobre a condição de suas pastilhas de freio, ou precisar de ajuda para determinar se precisa ou não as trocar, procure uma oficina para fazer a inspeção. Avise ao mecânico sobre sua viagem e a distância que planeja percorrer.
O filtro de ar do motor fornece ao seu motor ar limpo para um desempenho otimizado e também pode afetar a eficiência do consumo de combustível.
Se o filtro estiver rasgado ou estiver muito sujo a ponto de estar entupido, e bom remover o filtro antigo e instalar um filtro de ar novo.
Além disso, o carro também conta com o filtro de ar da sua cabine, também conhecido como filtro de ar-condicionado ou filtro de pólen.
Se esse filtro estiver sujo, você também precisará trocá-lo para garantir a qualidade do ar dentro do carro durante a viagem.
Verifique se todas as suas luzes, lanternas e setas estão em boas condições de funcionamento. Além de segurança para você e para os outros veículos, ter todas as luzes e lâmpadas do carro funcionando normalmente fará com que você não tome multas.
Para checar esses itens peça ajuda para um amigo por perto para garantir que tudo esteja funcionando enquanto você aciona os comandos no painel. Se alguma luz estiver queimada, troque-a imediatamente.
Verifique se você não está carregando demais o seu carro conferindo a capacidade de carga do veículo impressa no manual do proprietário.
Em algumas marcas e modelos de carro, o número máximo de capacidade de carga fica impresso no mesmo adesivo que contém informações sobre a pressão dos pneus, localizada dentro do batente da porta lateral do motorista. Este peso inclui todos os passageiros e bagagem.
Se você estiver viajando com crianças, convém levar brinquedos ou aparelhos de entretenimento para mantê-los ocupados no caminho, pois viagens de carro podem ser muito tediosas para os pequenos.
Além disso, lembre-se de levar comida e água para a viagem para evitar ter que parar toda hora e atrasar a viagem.
Se você não se sentir confortável em realizar as verificações acima, procure uma oficina de confiança para fazer as inspeções ou consertar seu veículo antes de pegar a estrada. Boa viagem!