Vestibular de Medicina da Unijuí: confira algumas dicas para ir bem na prova e tirar uma boa nota na Redação - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Vestibular de Medicina da Unijuí: confira algumas dicas para ir bem na prova e tirar uma boa nota na Redação

20 de junho de 2024

No próximo domingo, 23 de junho, serão aplicadas as provas presenciais do Vestibular de Medicina da Unijuí. Além das questões objetivas, que abrangem as quatro áreas do conhecimento, a prova conta com a redação, que é muitas vezes temida pelos estudantes. Na Unijuí, a redação será aplicada tanto no Vestibular de Medicina quanto no Vestibular de Inverno.

Para garantir que os vestibulandos cheguem mais tranquilos a esse momento, algumas dicas são importantes e podem ajudar na resolução da prova. De acordo com a coordenadora da Banca de Correções de Redações de Vestibular da Unijuí, Laura Scheren Dalpiaz, estar atento à temática proposta, manter a tranquilidade e ler sobre temas variados durante a preparação são algumas dessas dicas que podem contribuir para uma boa nota final na redação.

De acordo com Laura, para escrever uma boa redação com uma boa construção do texto, o candidato deve ter em mente a temática proposta e levar em conta os textos motivadores apresentados. “É a partir do tema apresentado que  o candidato deve construir a sua escrita selecionando, organizando e apresentando, de forma clara, coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista”, explica, lembrando que o uso do rascunho é fundamental para a revisão da escrita e ajustes necessários.

Outra dica é fazer leituras sobre assuntos variados, a partir de fontes confiáveis, aliada a uma crítica. “Isso é fundamental para uma boa base argumentativa. Também não se deve esquecer, por óbvio, do respeito aos direitos humanos”, observa Laura.

Conforme a coordenadora, na redação da Unijuí são observados quatro critérios: a adequação ao tema, quando o candidato demonstra a compreensão do enunciado proposto; a clareza de ideias e consistência argumentativa; a capacidade de textualização e criatividade de escrita e; o uso da linguagem formal. O título também é avaliado, então é preciso estar atento para não esquecer de colocá-lo.

Para se preparar para escrever uma boa redação, Laura recomenda que os estudantes mantenham a tranquilidade, mesmo que isso seja complicado. “É muito importante para que o candidato consiga organizar suas ideias. O descanso prévio, no dia anterior, aliado a atividades prazerosas, que não demandem cansaço físico exagerado, é uma boa dica. Além da alimentação leve e sono suficiente”, destaca.

Para a prova objetiva, as dicas levam em conta, além de uma boa noite de sono no dia anterior, uma boa preparação. É preciso, por exemplo, manter a concentração e ler com atenção cada um dos enunciados das questões, uma vez que elas são um ponto decisivo e qualquer desatenção pode induzir ao erro. Outra maneira é se preparar, em especial nos últimos dias de estudos, com a realização de simulados. A Unijuí, inclusive, disponibiliza a última prova do Vestibular de Medicina, que pode ajudar os candidatos a se preparar e ter uma ideia da característica apresentada. Ela pode ser acessada no site unijui.edu.br/estude/graduacao/como-ingressar/vestibular-medicina.