Vivenciando o Brasil real: estudantes da Unijuí concluem operação do Projeto Rondon – NoroesteOnline.com

Vivenciando o Brasil real: estudantes da Unijuí concluem operação do Projeto Rondon

26 de julho de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sem que se pudesse perceber, o tempo passou rápido e as atividades do Projeto Rondon – Operação João de Barro, chegaram ao fim. Com a passagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) em Novo Oriente do Piauí, a rotina do município de pouco mais de 6 mil habitantes mudou em torno das inúmeras oficinas de capacitação que foram realizadas diariamente desde do dia 15 de julho.

Dezenas de pessoas dividiram-se entre as atividades que foram realizadas simultaneamente no perímetro urbano da cidade e nas comunidades interioranas. A coordenadora do grupo de universitários da Unijuí, Luciana Viero, avalia como positivas as atividades. “Observamos que os moradores e gestores estavam ansiosos a nossa espera. De forma positiva retribuímos a expectativa deles com as atividades que preparamos em Ijuí”, destaca. Ela ainda faz uma reflexão a respeito da imersão no cotidiano das comunidades. “Esse momento é muito importante para os estudantes. É a vivência do Brasil real, distanciado das telas das televisões. Esses jovens têm contato com uma realidade muito diferente e saem daqui transformados. Todas as nossas aspirações foram superadas”, enfatiza. Para a coordenadora adjunta, Maria Aparecida Zasso, o retorno que os moradores deram após cada oficina resultou em um sentimento de dever cumprido.

Foram diversos os momentos emocionantes pelos quais os rondonistas passaram. Um deles foi o relato de Maria do Espírito Santo, professora que contou ao grupo sobre as dificuldades pelas quais sua escola passava. “Passamos um período muito difícil. Várias vezes pensamos em desistir, mas a cada oficina, abraço ou conversa, nosso ânimo revigorava e nos sentíamos inspiradas a seguir nosso trabalho, nossa missão de educar”, comenta.

Para o representante do Ministério da Defesa e coordenador da operação realizada no Piauí, tenente-coronel Marcelo Martins Soares, foi um momento de exercício prático para os estudantes, que puderam exercer o que aprendem em suas Instituições de Ensino Superior (IES). Segundo ele, se inicia um processo de capacitação que fomenta o desenvolvimento sustentável em comunidades que necessitam desse trabalho, de modo que a troca de conhecimentos se alastra por todo o país.

“A troca de conhecimentos científicos e culturais que ocorre entre esses grupos, tanto de universitários, quanto dos próprios moradores, resulta num processo de humanização e progresso pessoal de todos os envolvidos”, afirma. O coronel destaca que a avaliação das atividades do Rondon no Piauí é positiva. “As expectativas foram alcançadas. O planejamento foi atendido e de um modo geral observamos a satisfação e a alegria dos moradores que acolheram os rondonistas. Os comentários são de que todos aprenderam algo novo e de que foi proveitoso e transformador”, declara.

Em Novo Oriente do Piauí, a Unijuí trabalhou em conjunto com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), as duas instituições foram responsáveis pelas ações no município. A coordenadora da equipe mineira, Sandra Pereira, afirma que com o findar da Operação João de Barro fica o sentimento de gratidão: “não há outra forma de expressar tudo o que vivemos nessas duas semanas de convivência com as comunidades”, pontua.

Sobre as experiências marcantes Sandra explica que o acolhimento na comunidade de Caraíbas foi único. “Uma demonstração de carinho, bondade e respeito, num grande gesto de agradecimento das pessoas pelo que estávamos fazendo”, conta. Ela também ressalta sobre a integração entre as universidades. “Pareciam que todos já se conheciam, houve um entrosamento satisfatório. Creio que isso se dá devido ao fato de todos terem colocado o bem comum e o interesse coletivo em ajudar o próximo em primeiro lugar”, conclui.

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content