Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional é iniciado - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional é iniciado

16 de setembro de 2019

Foi dada a largada! Ijuí recebe, desta segunda, dia 16, até a próxima sexta-feira, 20 de setembro, o Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional (WIIU), iniciativa inédita no Estado. Professores e estudantes da Unijuí e da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina, estão colocando a mão na massa na Estação da Cultura, montando seis estruturas em madeira que serão disponibilizadas para a comunidade regional desfrutar nas próximas semanas.

A abertura oficial das atividades ocorreu no início da noite desta segunda, com a presença de estudantes e professores de ambas instituições, além de convidados e autoridades do município, entre elas o prefeito Valdir Heck. A solenidade, realizada na Estação da Cultura, também contou com a participação da banda municipal Carlos Gomes, que tocou os hinos da Argentina e do Brasil. Na tarde de sexta-feira, um ato de entrega será realizado na Avenida Pinheiro Machado, encerrando as atividades do WIIU.

Fruto de uma parceria inédita para o Estado, reunindo a Unijuí, Universidade de Córdoba e Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, além da Ueti, representando o movimento étnico, os mobiliários urbanos que serão trabalhados pelos estudantes de ambas instituições serão instaladas em pontos da cidade, somando seis projetos no total, sendo eles: um no Parque de Exposições, um na Praça da República, três na Avenida Pinheiro Machado (canal) e um no Campus da Unijuí. Para a instalação das esculturas estão na cidade 10 professores e 50 alunos da Universidade de Córdoba que, em conjunto com os professores e estudantes dos cursos de Design, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, estão trabalhando nas estruturas. A expectativa é de que, após instaladas, elas permaneçam nesses locais até o fim da Expoijuí/Fenadi, para que os visitantes se sintam instigados a frequentar o Parque de Exposições e também conhecer melhor a cidade.

Confira como foi o primeiro dia de trabalho no vídeo da UNC

Saiba mais sobre o Projeto

É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. As peças estarão disponíveis para interação com a comunidade.

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (Ueti) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.

2 / 20

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados