Acadêmicos de Medicina realizam palestra sobre primeiros socorros no Colégio Tiradentes - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Acadêmicos de Medicina realizam palestra sobre primeiros socorros no Colégio Tiradentes

20 de junho de 2022

Um grupo de acadêmicos do curso de Medicina da Unijuí realizou, na última semana, uma palestra abordando as situações de emergência mais comuns no dia a dia, com dicas de primeiros socorros, no Colégio Tiradentes de Ijuí. A visita ocorreu na última quarta-feira, 15 de junho, sob supervisão da professora doutora Juliana Sato Hermann.

De acordo com a professora, os alunos do Colégio aprenderam o que devem e não fazer ao se depararem com situações de emergência, até a chegada da equipe de saúde. “Em outras palavras, aprenderam como um indivíduo que não é profissional da saúde deve lidar com certas situações, até que o acidentado seja atendido por uma equipe especializada”, explica.

O aprendizado dos primeiros socorros será fundamental não somente para salvar uma vida, mas também para minimizar as possíveis sequelas. “Para os alunos é ainda mais importante o aprendizado de assuntos como este, pois, como sabemos, a escola é um local propício a acidentes, que podem acontecer a qualquer momento”, acrescenta.

A acadêmica Jacinta Tamiozzo Goergen também acredita que é fundamental que as pessoas saibam como proceder diante de situações de emergência, enquanto os socorristas não chegam ao local. “Esses procedimentos simples podem evitar que uma situação se agrave e podem até salvar vidas. Dessa forma, escolhemos os alunos como referência para aprender e estender a seus familiares e amigos as manobras de primeiros socorros, contribuindo, assim, para o melhor desfecho em situações de emergência”, comenta.

Segundo a estudante Bruna Martens Menegol, essa experiência proporcionou colocar em prática os conhecimentos e habilidades já adquiridos em Suporte Básico de Vida. “É uma grande oportunidade poder compartilhar esses aprendizados com os alunos e podermos nos comunicar em público”, complementa.

A docente ainda faz questão de comentar a calorosa recepção promovida pelo Colégio Tiradentes e seus alunos. “A receptividade foi excelente. Todos demonstraram interesse, fizeram muitas perguntas, alguns participaram das demonstrações práticas e se divertiram bastante”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados