Agosto Dourado terá intensa programação em Cruz Alta - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Agosto Dourado terá intensa programação em Cruz Alta

2 de agosto de 2022

De 1 a 7 de agosto é realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, período em que mundo inteiro estará falando sobre o tema. Conforme a enfermeira Coordenadora da Saúde da Criança, Lidiane Coradini Carvalho, Cruz Alta está no 7º ano consecutivo trabalhando intensamente em atividades que fortalecem a amamentação. O lema desta edição da campanha é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

De acordo com a Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Pieniz Eidelwein, no município, durante o mês de agosto, serão realizadas atividades de conscientização nas Estratégias de Saúde da Família. Dentre os assuntos abordados estão mitos e verdades da amamentação, benefícios do aleitamento materno e alimentação saudável da criança. “As unidades chamarão as gestantes e crianças atendidas em aleitamento materno”, diz Juliana.

Lidiane explica que as ações encerrarão no dia 31 de agosto, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança com uma atividade especial voltada para as gestantes e crianças acompanhadas pela unidade.

A ideia do mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, segundo Juliana, é a mesma do Outubro Rosa e do Novembro Azul, ou seja, um movimento para alertar a população sobre um tema de extrema importância, mobilizando, para isso, sociedade, órgãos públicos e privados e instituições de saúde.

COMO SURGIU A CAMPANHA

A campanha tem origem em um encontro, em Nova Iorque, entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1991. A reunião tinha como meta acompanhar o nascimento da Declaração de Innocenti (documento voltado para a amamentação) e elaborar ações a nível mundial para conscientizar sobre a causa.

Inicialmente, pensou-se em um dia para celebrar a data, depois passou a ser uma semana dedicada para o tema — a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que ocorre de 1 a 7 de agosto em vários países. A SMAM é coordenada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), que define um tema a cada ano e promove ações globais mostrando a importância da amamentação para crianças e mães.

E por que dourado? “Porque o leite materno vale ouro na alimentação infantil pelos inúmeros benefícios para o bebê como para a mãe”.

“É fundamental celebrar o Agosto Dourado para proteger as crianças e reduzir os níveis de mortalidade infantil. Isso porque o leite materno é um alimento completo, sendo que o colostro, inclusive, é considerado a primeira vacina do bebê”, finaliza Lidiane.

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados