ALERTA: Hospital da Unimed restringe cirurgias pelo aumento da demanda relacionada à Covid-19 – NoroesteOnline.com

ALERTA: Hospital da Unimed restringe cirurgias pelo aumento da demanda relacionada à Covid-19

18 de novembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A elevação acentuada de atendimentos relacionados à Covid-19 nas últimas semanas está determinando a revisão do Plano de Contingência adotado pelo Hospital Unimed Noroeste/RS para o enfrentamento da pandemia. Os ajustes decorrem especialmente do aumento da procura dos serviços por pessoas com sintomas respiratórios, em especial no Pronto Atendimento. Contudo, os números crescentes abrangem também as internações e até mesmo os óbitos, que dobraram em menos de um mês.

Entre as medidas adotadas pela instituição para assegurar a continuidade dos serviços sem prejuízo da qualidade está a suspensão das cirurgias consideradas eletivas, em que o paciente necessite internação. A determinação já está em vigor nesta quarta-feira, 18, por prazo indeterminado. “Estamos no limite e precisamos garantir entregas seguras”, enfatiza o diretor técnico do Hospital Unimed, médico Jorge Montardo, referindo-se à segurança dos pacientes e profissionais da saúde.

O Pronto Atendimento também está passando por adequações para melhor atender a demanda. A estrutura segue única, mas com direcionamento para área específica de pacientes com outras patologias, separando daqueles que apresentam sintomas respiratórios. Para permitir a priorização do atendimento aqueles que apresentam quadro mais agudo, a instituição está montando uma estrutura de apoio externa, em frente ao acesso do PA. O ambiente está em fase de conclusão.

A procura pelo Pronto Atendimento tem sido acentuada. Na primeira quinzena de novembro, foram atendidos no serviço 361 pacientes, número muito próximo do registrado em todo o mês de setembro – de 382. Já em outubro foram 674 atendimentos no PA. “A demanda exige medidas que assegurem o enfrentamento da demanda sem comprometer a qualidade”, reforça Montardo. Outra recomendação refere-se ao uso do serviço de Telemedicina Unimed, pelo fone 0800 644 2045, em especial nos casos em que o paciente precisa esclarecer dúvidas. Aqueles que precisam retornar para a realização de testes relacionados à Covid-19, o Hospital Unimed orienta para que utilizem preferencialmente os horários das 11h às 12h e das 17h às 18h.

O número elevado de internações também preocupa a instituição. Desde a metade de outubro, a unidade de isolamento para pacientes com sintomas respiratórios vem se mantendo com ocupação superior a 10 leitos, entre confirmados e suspeitos da doença. Na primeira semana de outubro eram apenas 3 internados. A ocupação de leitos de UTI também já apresentou índices críticos nesse período mais recente, considerando também a utilização por pacientes com outras patologias. Nesta quarta, 18, o Hospital Unimed Noroeste/RS registra o total de 10 internações, com apenas um paciente sob cuidados intensivos.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content