Alunos de escolas de Ijuí recebem ensinamentos sobre segurança em ambientes aquáticos e educação ambiental – NoroesteOnline.com

Alunos de escolas de Ijuí recebem ensinamentos sobre segurança em ambientes aquáticos e educação ambiental

23 de novembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A disciplina de Atividades Aquáticas II, do curso de Educação Física da Unijuí, tem como uma das suas temáticas a relação do Homem com a Água, desenvolvendo competências e conhecimentos em relação aos cuidados, recomendações e técnicas para se usufruir dos espaços aquáticos em segurança, além de ter uma educação ambiental para sua preservação. Com o objetivo de disseminar informações da disciplina, os estudantes de Educação Física, juntamente com estudantes de Ciências Biológicas, professores e representantes da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), realizaram, em dois momentos desta semana, atividades para crianças do ensino fundamental da rede municipal de Ijuí. Na terça-feira, o Projeto foi até a EFA e, nesta quinta, no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB).

Denominado “Vamos a La Playa”, o projeto surgiu a partir de uma preocupação com o alto índice de afogamentos no país. Dados Recentes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), indicam que, a cada minuto, um brasileiro morre afogado, colocando o Brasil no terceiro lugar mundial por mortes desse tipo. Além disso, 51% das mortes por afogamento são de crianças, na faixa de 1 a 9 anos de idade. Dessa forma, segundo um dos coordenadores da iniciativa, o professor Paulo Carlan, é importante a realização de trabalhos pedagógicos, na perspectiva da prevenção e segurança.

De forma didática e criativa, o Projeto levou ensinamentos básicos, capazes de conscientizar e até mesmo salvar a vida de crianças em ambientes aquáticos, assim como os devidos cuidados com a exposição ao sol, hidratação do corpo, cuidados com fauna e flora, os níveis de afogamento, significados das cores das bandeiras que orientam os banhistas, técnicas de reanimação cardiorrespiratória através da massagem cardíaca, entre outras recomendações para a conscientização dos alunos.

Estiveram envolvidos os professores Paulo Carlan, Eloisa de Souza Borkenhagem Bohrer, Francesca Werner Ferreira e representantes da AIPAN, entre eles Diego Coimbra e também Jaqueline Kempp, Júlia Stiebe Callai, Yan Antunes Hubert e Darlene da Veiga. O projeto contou, ainda, com parcerias da Secretária Municipal e Educação e Cultura de Ijuí e Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Ijuí (Sinpro).

Vestibular de Medicina UNIJUÍ 2020

29 de novembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content