Aneel homologa resultado do leilão de compra de energia realizado em maio – NoroesteOnline.com

Aneel homologa resultado do leilão de compra de energia realizado em maio

23 de setembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na segunda-feira, 21 de setembro, foi publicada importante decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica que diz respeito às futuras tarifas de energia da Ceriluz. Por decisão do superintendente de regulação econômica e estudos do mercado da Aneel, Júlio César de Rezende Ferraz, foi aprovado “o Contrato de Comercialização de Energia a partir de Licitação Pública – CCE500LP (CCVEE nº 001/2019), celebrado entre a compradora Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda. – CERILUZ e a vendedora Electra Comercializadora de Energia Ltda. – ELECTRA […]”. A decisão homologa o leilão de compra de energia realizado pela Ceriluz no dia 05 de maio deste ano, que teve a empresa Electra Comercializadora de Energia Ltda., como vencedora e que fornecerá a energia distribuída pela Ceriluz no período de agosto de 2021 a dezembro de 2040, ao preço de R$138,38 o Megawatts (MW). Uma redução significativa no valor, considerando que atualmente a Cooperativa adquire a energia da RGE ao preço de R$215,00 o MW.

O leilão foi realizado por meio de plataforma digital da Paradigma Businness Solutions e assessoria da AlphaInfra Energia. Além da vencedora, participaram do leilão as empresas Copel Comercialização SA. e Tradener Ltda. A expectativa da direção da Ceriluz é que a partir do próximo ano, no reajuste tarifário que ocorre em julho, a Aneel aprove a redução das tarifas a serem aplicados aos associados da Ceriluz, considerando a diminuição do valor de compra da energia.

Esse resultado reflete o trabalho da direção da Ceriluz em buscar tarifas justas aos associados. No reajuste tarifário deste ano, ocorrido em 28 de julho, a Ceriluz já conquistou uma redução média de 0,55% em relação a praticada no período tarifário 2019/20. Os índices foram de -2,58% para os associados de Alta Tensão, e de 1,77% para os de Baixa Tensão. Antes, entre os meses de abril e julho a Ceriluz concedeu desconto de 10% sobre as tarifas de energia, usando recursos próprios para essa finalidade, considerando as dificuldades econômicas geradas pela estiagem na região e os efeitos da Pandemia de Coronavírus.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content