O aparecimento de escorpiões em residências nos bairros de Ijuí volta a preocupara população. O escorpião marrom, da foto que ilustra a matéria, foi encontrado em um casa no bairro Tancredo Neves, que fica próxima a ponte do Arroio Moinho. Os moradores encontraram o animal na parede da residência.
Além deste caso, também há relatos de aparecimento do escorpião em pátios de residências nos bairros Elizabeth e Herval, em locais próximos a linha férrea. Os escorpiões são animais venenosos e em caso de um animal ou ser humano ser picado o socorro deve ser imediato, já que seu veneno age no sistema nervoso.
Dentre suas características observam-se hábitos noturnos e esconderijos localizados entre madeiras, matas e pedras.
A dieta do escorpião-marrom é feita basicamente de baratas, aranhas, larvas, grilos e outros insetos. No geral não ataca os indivíduos, a não ser quando perturbado ou se for uma fêmea grávida. Para que acidentes sejam evitados, é necessário prevenir o ambiente de umidade, excesso de sujeiras e frestas. Assim, essas pragas urbanas não vem a se proliferar, tampouco penetrar num imóvel e oferecer riscos.
Os principais predadores dos escorpiões são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, aranhas, galinhas e camundongos.