Atenção integral à saúde: o desenvolvimento da saúde regional – NoroesteOnline.com

Atenção integral à saúde: o desenvolvimento da saúde regional

7 de setembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, uma associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014.

O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde, sendo um projeto capaz de contribuir para o desenvolvimento da saúde regional. Além disso, o programa busca desenvolver pesquisas, produzir conhecimentos científicos e formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos. O público-alvo do Programa proposto é composto por profissionais com formação superior na área de saúde e profissionais com formação em áreas afins (Química, Biologia e Física).

Linhas de Pesquisa 

Atuação na covid-19

Durante a pandemia de covid-19, o Mestrado tem atuado fortemente nas ações de prevenção e combate a esta doença que afeta o mundo inteiro em 2020. A Unijuí, por meio do Programa, integra a EPICOVID-19, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Governo do Estado, estima o percentual da população gaúcha infectada pelo novo coronavírus, obtém cálculos precisos da letalidade e avalia a velocidade de disseminação do contágio ao longo do tempo. Em Ijuí a pesquisa é realizada com a coordenação da Unijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e dos cursos de Graduação do Departamento de Ciências da Vida (DCVida). O levantamento visa contribuir e propiciar meios para a tomada de decisões em diversas esferas de lideranças do Rio Grande do Sul, direcionando melhor as ações e medidas de combate e amenização dos efeitos nocivos da pandemia no Estado, inclusive de preservação da saúde da população.

Além disso, está no ar o site Ciência Explica – covid-19, criado para estimular a divulgação científica para a comunidade.  A intenção é levar a informação científica que está sendo gerada sobre o coronavírus para a comunidade em geral, por meio de uma linguagem simples que seja capaz de “traduzir” os complexos estudos nas diferentes áreas do conhecimento em informação compreensível. Ainda, com este processo de comunicação, o site tem como objetivo esclarecer para a comunidade a necessidade e a processualidade da geração de conhecimento pela ciência, sobretudo na pandemia causada pelo coronavírus. O site é uma iniciativa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), administrado pelo Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida). O trabalho é conduzido pelo grupo de editores da Revista Contexto & Saúde (RCS). Neste site serão divulgados textos, vídeos, áudios e comentários feitos por professores, alunos e egressos do PPGAIS, assim como de colaboradores (Professores, pesquisadores e estudantes desta e de outras Instituições e profissionais de saúde) interessados em colaborar com esta rede de informações. Clique aqui e confira.

Inscrições

A partir de 08 de setembro o Programa estará com inscrições abertas para a nova turma do Mestrado. Confira todos os detalhes na página do Programa, neste link.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content