No sétimo dia de greve, os servidores municipais realizaram um protesto em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), na rua Washington Luiz, no Centro Histórico. Nesta segunda-feira, os professores organizaram uma aula pública na calçada da instituição de ensino para denunciar os ataques que a educação municipal vem sofrendo por parte do governo do prefeito Nelson Marchezan Júnior.
A diretora-geral da Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre (Atempa), Sínthia Santos Mayer, afirmou que os professores sofrem com o descaso, o desrespeito e os retrocessos promovidos pelo Executivo municipal. “Impuseram alteração da rotina escolar que resultou na redução de carga horária de aula e no fim do acompanhamento dos professores nas refeições dos alunos pequenos”, destacou.
Além disso, segundo a Atempa, ocorreu uma diminuição de R$ 2 milhões em comparação com 2016 na compra de alimentação para as instituições de ensino. “Acabaram com as reuniões pedagógicas nas escolas e cortaram projetos e programas”, explicou.