Avançam tratativas para a instalação da Draco em Santo Ângelo - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Avançam tratativas para a instalação da Draco em Santo Ângelo

28 de dezembro de 2022

Polícia Civil gaúcha emitiu parecer favorável para o município sediar a Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado

A instalação de uma delegacia regional especializada no combate e repressão ao crime organizado ganhou novos contornos com a manifestação favorável da Chefia da Policia Civil do Rio Grande do Sul para o efetivo funcionamento do órgão em Santo Ângelo.
O parecer positivo da polícia gaúcha foi saudado pelo prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa que, com o apoio do deputado Eduardo Loureiro, buscam a instalação da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) desde 2018. “A Draco irá fortalecer bastante o trabalho e a estrutura da Polícia Civil em alguns municípios das Missões, trazendo maior segurança para a população e intensificando o combate à criminalidade”, assinalou o prefeito.
Na tarde desta terça-feira, 27, o prefeito esteve reunido com o delegado regional de Polícia, Fernando Sodré; com o secretário de Governo e Relações Institucionais Jânio Bones, e o advogado do Executivo, Rogério Callegaro, para reafirmar em documento que o município irá ceder toda a estrutura necessária para o funcionamento da Draco. “A segurança pública é um dever do Estado, mas um compromisso de todos. Se afeta o cidadão, também afeta o município, por isso vamos ceder o imóvel e fazer as adequações e instalações necessárias para que o serviço especializado seja instalado em Santo Ângelo, dando suporte também para uma parte da região das Missões”, concluiu Jacques.
O documento será enviado ainda esta semana para o chefe de Polícia Civil do Estado Fábio Motta Lopes.
Sodré informou que a Polícia Civil do Rio Grande do Sul projeta para 2023 a abertura de mais três delegacias especializadas no interior do Estado e que Santo Ângelo e a região devem ter o efetivo funcionamento da Draco ainda no primeiro semestre do ano que vem.
O prefeito destacou que delegacia será instalada na zona leste da cidade, no Bairro Pippi e, conforme acordado com o delegado regional, será também um ponto para o registro de ocorrências durante o horário de expediente do órgão, facilitando o acesso dos moradores ao serviço, evitando o deslocamento da população até a zona norte, além do reforço na segurança que terão os mais de 30 mil moradores da área.
SERVIÇOS
A Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas tem como atribuições planejar, coordenar e executar as atividades de polícia judiciária, de apuração, prevenção e repressão das infrações penais com atuação na neutralização e repressão de quadrilhas especializadas e organizações criminosas. Para o delegado Fernando Sodré, o Draco em Santo Ângelo é uma resposta do Estado e do município no combate à criminalidade organizada e ao avanço das facções no Interior do Rio Grande do Sul.
Fotos: Fernando Gomes

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados