Avenida das Nações: Executivo encaminha solicitação de emenda a Perondi – NoroesteOnline.com

Avenida das Nações: Executivo encaminha solicitação de emenda a Perondi

25 de novembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Após reunião na Secretaria de Planejamento com a presença do vereador Ricardo Adamy (MDB), secretaria Márcia, diretora da CRIATEC, e a empresa que desenvolveu o projeto, o executivo encaminha solicitação ao Deputado Perondi para indicar emenda ao projeto à Avenida das Nações.

Entendendo o Projeto (O projeto e o material divulgado abaixo é da Agência Lavoro)

A demanda deste trabalho surgiu da necessidade de ampliar e promover o potencial cultural do município de Ijuí.

O objetivo deste projeto é instigar a população do município e região, através de ações pontuais de urbanização, a viver e ter orgulho da diversidade cultural existente no noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

O Projeto

Este projeto propõe soluções integradas criadas para atender ao objetivo de revigorar e revitalizar a Rua do Comércio no município de Ijuí, especificamente o trecho entre os campi da Universidade-Unijuí.

Para atingir a este objetivo, a equipe da Lavoro Design Integrado buscou, com base em estudos e pesquisas de campo, agregando conceitos inerentes aos modelos de cidades inteligentes, estruturando um projeto que contemplasse de forma clara e consistente todas as particularidades dos aspectos culturais do município, transformando-as em elementos simbólicos que pudessem ser adaptáveis para diversas formas de comunicação (marca, campanha, materiais gráficos), indo inclusive além unicamente da comunicação, adaptando o conceito até mesmo a estrutura urbana da cidade.

LOCALIZAÇÃO

Trecho da Rua do Comércio entre o Campus I e II da Unijuí

O Conceito

A ideia de potencializar as particularidades culturais do município traz consigo, além do destaque ao segmento turístico, a viabilidade de ampliação do setor comercial da cidade. Para estimular ainda mais essa posibilidade foi sugerido, também a alteração do nome da via, anteriormente chamada Rua do Comércio para Avenida das Nações.

Isso possibilitará ações comercias integradas entre as empresas locais, explorando datas sazonais durante todo o ano. Além disso o projeto estimulará através de melhorias dos passeios públicos, iluminação e sinalização, as pessoas sairem dos seus automóveis e caminhar mais pela cidade, conhecer seus pontos turísticos e as novidades do comércio local.

As cores representam as diversas culturas.

O favo representa o símbolo da Colméia do Trabalho.

Aplicações

 

Projeto de Sinalização

TOTENS ETNIAS

Função: Informar sobre o caminho. Mapas de localização. Linhas de ônibus.
Estarão localizados próximos as paradas das etnias.

 

BANNERS

Função: Identificar a marca. Exaltar a diversidade cultural. Possibilidade de inserção de patrocínio.

   

PLACAS COM QR CODE

Função: Indicar o caminho e informar sobre a distância. Dar referências históricas do local. Dicas de saúde. Destacar os benefícios da caminhada e de andar de bicicleta.

 

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

A iluminação pública foi pensada tanto em aspectos de funcionalidade, pois atende às necessidades de veículos e de pedestres, bem como de conforto para os transeuntes deste espaço.

PASSEIOS PÚBLICOS

Pensando no trânsito de pedestres sugere-se que sejam usados pisos intertravado e piso tátil, facilitando assim, o deslocamento de pedestres com limitações motoras e visuais.

Paradas de Ônibus

O projeto das paradas de ônibus se estabelece a partir de uma estrutura base, os aspectos para determinar sua forma matriz levam em consideração algumas condições primordiais, entre elas podemos citar: acessibilidade, proteção, segurança e ergonomia, além de outros fatores que aparecem em destaque na ilustração. Com base nesta estrutura a definição dos acabamentos, tais como revestimentos, vegetações e adornos, é que vai personalizar cada parada como característica de determinada etnia.

O projeto prevê a criação de 13 paradas étnicas ao longo da avenida, que representarão as etnias organizadas através da União das Etnias de Ijuí – UETI e suas casas típicas instaladas no Parque de Exposições Wanderley Burmann. As etnias presentes no município são a principal atração da feira anual que ocorre durante o mês de outubro a Expoijuí/Fenadi.

ETNIA ALEMÃ

Acabamentos em madeira com elementos decorativos do estilo germâmico e hortências como flores representativas

ETNIA ITALIANA

Acabamentos em madeira com elementos decorativos do estilo italiano e a videira como planta representativas da etnia.

ETNIA HOLANDESA

Acabamentos em madeira com elementos decorativos do estilo holandês e tulipas como flores representativas.

ETNIA PORTUGUESA

Acabamentos em madeira com elementos decorativos do estilo português e lavanda como flores representativas.

Áreas de Convivência (Parklets)

O projeto Avenida das Nações prevê entre suas estruturas áreas de convivência conhecidas também como parklets.

Esses locais ocupam aproximadamente o espaço proporcional à duas vagas de automóveis, contarão com área para descanso, arborização, bicicletário e wi-fi grátis. Cada parklets será como um pequeno “largo” de cada etnia, com informações e curiosidades referentes a colonização e influência cultural de determinado grupo étnico.

Simulações

       

A Marca

Vestibular de Medicina UNIJUÍ 2020

29 de novembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content