Biblioteca Universitária capacita estudantes EaD - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Biblioteca Universitária capacita estudantes EaD

23 de julho de 2021

No último mês, aconteceu uma formação extracurricular para todos os estudantes dos cursos EaD da Unijuí, promovida pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, com a parceria do NIP/SEaD. A transmissão foi realizada via google meet e teve como pauta o “Uso da Biblioteca via site e o acesso ao Portal de Periódicos Capes para a iniciação à pesquisa científica”.

A formação foi ministrada pela bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste e teve a participação da coordenadora da Biblioteca, Laura Scheren Dalpiaz, bem como da coordenadora dos cursos de Licenciatura EaD, professora Taíse Neves Possani, e do coordenador do Setor de Educação a Distância (SEaD), Sandro Cesar Dias, bem como demais tutores EaD da Unijuí.

Inicialmente, a coordenadora da Biblioteca, Laura Scheren Dalpiaz, falou sobre a importância de os acadêmicos utilizarem o espaço da Biblioteca Universitária e também as bibliotecas virtuais que são oferecidas a eles, um diferencial importante ofertado pela Unijuí, uma vez que são duas as bibliotecas virtuais contratadas pela Instituição, a Pearson e a Minha Biblioteca (disponíveis no Portal do Aluno). Já a professora Taíse Neves Possani parabenizou os responsáveis pela iniciativa e aos alunos da modalidade EAD pela participação nesse evento de formação promovido pela Biblioteca, que tem como objetivo estender suas experiências formativas dentro da instituição.

Em sua explanação técnica, a bibliotecária Eunice Schwaste abordou sobre o uso da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que é um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; está vinculada à Coordenadoria de Gestão Acadêmica e à Vice-Reitoria de Graduação e disponibiliza acesso ao conteúdo acadêmico, científico e cultural às comunidades acadêmica e externa, mas com diferencial de acesso aos estudantes e professores Unijuí. Também, foram mostrados os serviços oferecidos pela Biblioteca, como renovações, reservas e Repositório Institucional.

Dando sequência à formação, a bibliotecária trouxe à temática do evento a apresentação do que representa o Portal de Periódicos Capes e suas funcionalidades, como os estudantes devem fazer para se cadastrar e ter acesso ao conteúdo do Portal de forma remota, além de orientações sobre a pesquisa dentro do Portal através de livros, revistas e bases de dados. A plataforma é a maior biblioteca virtual com informações científicas do mundo. Possui mais de 37 mil títulos de revistas acadêmicas disponíveis para consulta, 126 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico e mais de 260 mil documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas.

Laura Dalpiaz enfatizou que “este foi o primeiro evento do gênero proporcionado pela Biblioteca Universitária aos estudantes EaD, o que foi um marco nas capacitações ofertadas pela Bumom que, certamente, fará muitas outras pela possibilidade de interação online com o público-alvo”.

Já no dia 07 de julho, via YouTube da Unijuí, foi ofertada capacitação sobre a ABNT – referências e citações, bem como sobre a ferramenta More (para organização de referências e citações), realizada pela bibliotecária Ginamara de Oliveira Lima.

A Biblioteca também oferta, a qualquer momento e a partir de agendamento prévio, capacitação sobre normas da ABNT e formatação de trabalhos acadêmicos, usando como base o Guia Unijuí de Formatação de Trabalhos Científicos, que deve ter sua segunda edição lançada em fevereiro de 2022.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados