Blog da Sandra: Dengue: Somos todos responsáveis - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Blog da Sandra: Dengue: Somos todos responsáveis

28 de março de 2019

Por Sandra Raquel de Faveri

Acompanhando as notícias de nossa cidade, pude observar a ocorrência do primeiro caso de dengue autóctone. Esse primeiro caso aciona o alerta.  Isso porque em outros anos também tivemos casos de Dengue em Ijuí, em números e gravidade muito maiores que esse único caso. Porém, esse fato pode, sim, ser prenúncio de outros. O mais engraçado é que vemos esses casos acontecendo e comentamos com nossos amigos: “nossa, a Dengue está crescendo” ou “como é séria essa doença”, porém, sempre achando que a Dengue é algo distante de nós, algo que acontece na periferia da cidade. E quando vemos alguém próximo a nós sofrendo, é que percebemos o quanto podemos fazer e não fazemos. Muitas vezes não fazemos nada. E, na maioria das vezes, fazemos errado.

Geralmente, converso com pessoas e leio em alguns lugares (redes sociais, principalmente) que o poder público deixou de atuar de modo mais incisivo no combate à Dengue, seja nas campanhas de conscientização, seja na limpeza das ruas e dos espaços públicos. No entanto, há uma questão que parece que tem sido tratada como um simples dado na prevenção da Dengue: falo sobre a limpeza e cuidado nas casas e terrenos de cada morador de Ijuí. De nada adianta críticas às autoridades públicas, se nós não cuidarmos da nossa própria casa, do “nosso quadrado”, do nosso pátio, do nosso jardim.  Parece que estamos mais preocupados em achar culpados, do que admitir nossa própria culpa, minimizando a responsabilidade que é de cada um de nós.

Por essa razão, como moradora desta cidade, aproveito esse espaço de troca de ideias e informações, para pedir a todos que limpem seus pátios, seus terrenos, calhas, vasos com flores, caixas d’água, suas piscinas, até o local onde o seu cachorro bebe água. Não é feio buscar informações e orientações junto às autoridades de saúde do nosso município (que tem sido incansáveis nessa luta). É importante conversar com seus vizinhos, cobrar atitudes uns aos outros (sim, temos o direito de cobrar atitudes, principalmente quando vidas estão em risco). Sejamos parceiros e solidários nesse momento. Não dá é para ficar parado esperando uma solução mágica do poder público, até porque, cada um deve cuidar de seu espaço, e basta uma simples tampa de garrafa para acumular água e o mosquito se proliferar.

Deixemos as críticas e as mágoas políticas de lado. O momento é de agir e buscar soluções. Importante observar, que a Dengue não está restrita às áreas periféricas da cidade, pelo contrário, a cada dia surge um novo caso nas áreas centrais e bem próximas a nós. Então, esse é o momento de agirmos para que esse caso registrado em Ijuí, seja apenas um caso isolado.

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados