Blog da Sandra: Sobre leitura, ser professor, pandemia e todos nós - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Blog da Sandra: Sobre leitura, ser professor, pandemia e todos nós

27 de dezembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

 POR: Sandra De Faveri

No decorrer de nossas vidas acredito que todos nós já ensinamos e aprendemos muitas coisas, para muitas e com muitas pessoas.  Sempre ouvi dizer que “de médico e louco, cada um tem um pouco”. Então, arrisco a dizer que de professor todos nós, temos muito.

Nesse contexto de aprendizagem, a leitura é primordial. Mas por que é importante ensinar a ler? Por que é necessário aprender a ler? Primeiramente porque o grande desafio do ensinar e do aprender é “ler” criticamente o mundo moderno que nos cerca para que possamos perceber que dentro desse mundo ocorre uma explosão de informações das mais variadas possíveis. Levando em consideração que essa é a principal característica do nosso mundo atual, é mais que certo a escola e os professores precisam buscar uma nova postura para ensinar e aprender, como já mencionava Paulo Freire.

Em 2020 percebemos que é chegado o momento de se propor um novo modelo de ensino e aprendizagem, que não apenas memorize e armazene informações mecanicamente, as quais somos expostos diariamente, mas que permita a seleção daquilo que é relevante nesse mar de informações que estamos imersos.

Necessário mencionar Edgar Morin que afirma que é chegado o momento de “organizar o conhecimento que hoje, encontra-se, desunido, dividido, compartimentado”. E nessa pandemia como isso se tornou evidente. Enquanto professores tivemos que nos reinventar, buscar novos caminhos, nem tanto para ensinar, mas, principalmente para não perder o contato com nossos alunos. Muitos se perderam pelo caminho, pois a escola representava, para esses, o norte, a bússola.

Daí a necessidade de um ensino voltado para a elucidação das informações e conhecimentos contextualizados. É preciso ler o mundo que nos cerca para poder entender o porquê de muitas coisas que acontecem ao nosso redor. Lembro sempre o que uma professora falava para mim no Ensino Médio “aprender dói, aprender exige treino e capacitação”. E isso repito aos meus alunos sempre com relação à leitura: leitura também se aprende, leitura é um treino e leitura deve ser um hábito. Hoje repito isso a mim mesma.

E somente com a leitura e a seleção das informações é que termos a capacidade de lidar e interagir com o mundo atual do qual fazemos parte. Mundo esse por vezes, desigual, “desunido, dividido, compartimentado”.

Por fim, para ilustrar o que foi dito até aqui a citação de Paulo Freire é fundamental para que possamos refletir sobre a questão da leitura:

“Na medida, porém, em que fui me tornando íntimo do meu mundo, em que melhor percebia e o entendia na leitura que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo”.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content