Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta sexta-feira – NoroesteOnline.com

Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta sexta-feira

30 de setembro de 2021
Compartilhar

 

De 1º a 29 de outubro, Secretaria da Saúde irá vacinar crianças e adolescentes com até quinze anos incompletos

Inicia nesta sexta-feira (1º), a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem por finalidade a atualização da situação vacinal e objetiva aumentar a homogeneidade, diminuindo a incidência e contribuindo para o controle na eliminação das doenças imunopreveníveis nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

No período de 1º a 29 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo estará aplicando a vacinação em sete locais: na Secretaria de Saúde, na UBS Pippi e nas ESFs Subuski, Rogowski, São Carlos, União e Garibaldi Carrera Machado (Indubras). O Dia “D” de vacinação será realizado no dia 16 de outubro, na Secretaria de Saúde.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da SMS de Santo Ângelo, enfermeira Juliane da Rosa, caso a criança ou adolescente apresentar sintomas gripais a vacina deve ser adiada. “Não é mais necessário o intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid-19 e as demais, segundo o Ministério da Saúde. Se a criança ou adolescente foi infectado com o Coronavírus, a vacinação só poderá ocorrer a partir de 28 dias”, explica.

A enfermeira ressaltou que a atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlando e diminuindo a incidência de doenças e evitar possíveis epidemias. “Essa é uma oportunidade que os pais terão para atualizar em um único dia a caderneta de vacinação de seus filhos. A imunização é de extrema importância para garantir a proteção individual e coletiva, pois evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo o óbito”.

Vacinas disponibilizadas para crianças

BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Vacinas disponibilizadas para adolescentes

Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

Profissional do Futuro Unijuí

3 de julho de 2026
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Acessar o conteúdo