Campina das Missões conta com processamento e comercialização legalizados de ovos - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Campina das Missões conta com processamento e comercialização legalizados de ovos

2 de outubro de 2022

Por meio de dois empreendimentos, o município de Campina das Missões possui fornecedores legalizados de ovos. Com propostas diferentes, mas com o mesmo propósito de oferecer segurança alimentar, a Granja Avícola Campina e o entreposto de ovos Enovo fornecem a consumidores locais e possuem credenciamento para abastecerem mercados institucionais, a exemplo da alimentação escolar.

Marcelino e Márcia Becker, da localidade de Linha Amadeu Sul, decidiram que os primeiros passos de sua produção de ovos já atendessem os princípios de higiene e cuidado para que pudessem ser inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf/RS). Marcelino destacou a vontade de já iniciar a comercialização de forma legal, sendo fundamental o apoio da assistência técnica da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura Municipal neste processo. “Sempre lidei com galinha, desde criança, o gosto vem de família, por isso fico muito satisfeita em poder seguir com apoio, de forma mais organizada, a gente não imaginava ter as coisas como tem hoje”, declarou Márcia.

A trajetória culminou na entrega da certificação nesta quarta-feira (28/09), em sua propriedade, com a presença de lideranças, entre elas o prefeito, Carlos Justen, o secretário municipal da Agricultura, Gilmar Rhoden, a médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Carine Pozebon, representantes do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, gerente José Vanderlei Waschburger e extensionistas regionais Jorge Lunardi e Joney Braun, assim como os integrantes do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Antônio Jung, Valmir Thume e Teresa Szast.

Isso significa que a agroindústria atingiu a legalização sanitária, tributária e ambiental. “Fica nosso reconhecimento à família por acreditar em seu propósito e seguir em frente e à nossa parceira Emater por ser um braço transformador não somente de propriedades, mas de vidas”, declarou o prefeito, ao destacar também a importância do diálogo permanente entre a Secretaria da Agricultura e a Instituição. O gerente regional da Emater/RS-Ascar acrescentou que o trabalho entre parcerias e a vocação das famílias permite que a região seja a segunda maior em número de agroindústrias do Estado, o que fomenta a diversificação de renda e agregação de valor à produção.

Atualmente possuem 250 aves, que produzem em média 13 dúzias de ovos ao dia, fornecidos a padarias, restaurantes e consumidores em geral. Com a segurança da formalização, a ideia é expandir a produção.

O Entreposto de Ovos Enovo, por sua vez, possui uma proposta diferenciada, sendo um dos poucos do setor no Noroeste gaúcho. O empreendimento, localizado na Linha Paca Norte, é de propriedade da família de Teonésio e Clarinda Andreis.

Formalizado como microempreendedor individual (MEI), além de fornecer ovos de 300 aves próprias, criadas livres de gaiolas, o entreposto faz a classificação da produção.

No dia 15 de setembro recebeu a certificação do SIM, permitindo a comercialização de maneira formal dentro do município de Campina das Missões e o acesso a mercados institucionais. O entreposto de ovos teve a colaboração do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar para seu estabelecimento, especialmente na orientação da infraestrutura.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados