Centro COVID de Santo Ângelo passa a atender em salas internas da UPA 24 Horas - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Centro COVID de Santo Ângelo passa a atender em salas internas da UPA 24 Horas

30 de janeiro de 2021
Fim dos repasses da União e do Estado faz com que o município transfira a estrutura para a Unidade, sem prejuízos no atendimento à população
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou hoje que está desativando a estrutura física do Centro de Triagem e Enfrentamento à COVID-19 instalada no pátio da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e transferindo o atendimento para salas anexas a UPA, sem prejuízos à população. Os trabalhadores em saúde do Centro continuarão atuando no espaço interno.
A informação é do secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen. Segundo ele, o município decidiu pela redução de custos com o aluguel da estrutura onde os serviços eram mantidos em razão do fim dos repasses emergenciais da União e do Estado para o enfrentamento à pandemia. “Levamos em consideração o término desses repasses e vamos remanejar o atendimento para a área interna, a fim de minimizar os custos para o município e aperfeiçoar a gestão dos recursos. O atendimento à população não será afetado”, garantiu o secretário da Saúde.
A estrutura instalada na área externa representava um investimento mensal de cerca de R$ 60 mil. Conforme a Saúde, o convênio entre União, Estado e Município findou em 31 de dezembro e não há sinalização para a sua renovação.
Christensen esclareceu que a decisão foi tomada em comum acordo com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), que esteve na manhã desta sexta-feira, 29, visitando as instalações onde o atendimento será realizado após a desativação física do Centro COVID e deu o parecer positivo para o atendimento em espaço interno da UPA 24 Horas.
TRANSPARÊNCIA
Durante a vistoria na UPA, Christensen entregou ao presidente do CMS, Felipe da Luz, e aos conselheiros que o acompanhavam, a relação de todos os profissionais de saúde, idosos e indígenas, imunizados contra a COVID-19 em Santo Ângelo.
O secretário argumentou que o gesto é uma demonstração que a Saúde continuará trabalhando com seriedade e transparência na campanha de vacinação, mantendo uma relação harmônica com o Conselho Municipal de Saúde e com a comunidade santo-angelense.
O município recebeu 2.383 doses do imunizante e trabalha em três turnos junto aos estabelecimentos de saúde para cumprir a primeira etapa da campanha.
A vistoria do CMS foi acompanhada pelo diretor Administrativo da UPA 24 Horas, Osvandir Lemos.
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados