Centro de Oncologia do Hospital Unimed reforça orientação para pacientes manterem-se hidratados - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Centro de Oncologia do Hospital Unimed reforça orientação para pacientes manterem-se hidratados

14 de janeiro de 2022

Durante o verão, o cuidado com a hidratação dever ser redobrado, pois em dias muito quentes, que provocam suor em demasia, o risco de desidratação é muito grande. Com o objetivo de alertar sobre esses perigos, o Serviço de Nutrição e Dietoterapia e o Centro de Oncologia do Hospital Unimed Noroeste/RS promovem uma ação conjunta de conscientização aos pacientes oncológicos. Atividade especial ocorreu na segunda-feira, 10, e será repetida ainda neste mês.

As informações tratam sobre a importância de manter uma hidratação adequada, principalmente nos dias de extremo calor. Também ocorre a distribuição de sucos naturais, água saborizada e picolés de frutas, produzidos pela equipe de nutrição, aos pacientes em atendimento, além da entrega de orientações por escrito. Ação que reforça a humanização do atendimento e os diferenciais do Jeito de Cuidar Unimed.

“Pessoas idosas possuem menor estímulo para a ingesta de líquido, o que aumenta as chances de desidratação. A desidratação pode aumentar os efeitos indesejados do tratamento e configura-se em um quadro perigoso. Isto porquê, pode provocar outros sintomas, tais como: letargia, fadiga, falta de apetite, perda de peso, prisão de ventre, desorientação, insuficiência renal e até coma em casos mais graves. Por isso, a importância de estar auxiliando os pacientes neste momento a encontrarem alternativas e manterem-se bem hidratados”, explica a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietoterapia do Hospital Unimed Noroeste/RS, Juliana Witzke Bettega.

Algumas dicas para ajudar na hidratação são: criar uma rotina de beber água ou líquidos refrescantes mesmo sem ter sede; o consumo ao longo do dia (dois litros) pode ser em pequenos volumes; ter como opção picolé de frutas; se o paladar estiver alterado em razão do tratamento, com gosto amargo ou metálico, é preferível consumir suco ou refresco de frutas, chá gelado, água de coco ou saborizada. Mas importante: estas preparações devem ser elaboradas sem adição de açúcar.

Ileu Strada passou nesta semana por sua primeira sessão de tratamento e, logo que chegou, além das orientações tradicionalmente direcionadas aos pacientes, já foi estimulado à ingesta de líquidos, além de ter recebido lanche, composto por sanduíche e um saboroso suco. “Fiquei tranquilo quando consegui vir aqui, pois é bom o atendimento”, mencionou o paciente, fazendo referência ao encaminhamento para fazer tratamento no Hospital Unimed Noroeste/RS. A enfermeira Rosane Lucia Zawatski, supervisora de Enfermagem da área de Oncologia, lembra que receber os pacientes com um lanche, que já tradicional neste serviço, também é uma forma de proporcionar mais bem-estar durante o tratamento, lembrando ainda que ações especiais deixam “o ambiente mais harmonioso”.

O Centro de Oncologia do Hospital Unimed é um espaço projetado para proporcionar o melhor acolhimento ao paciente com câncer, promovendo o bem-estar e assegurando tratamento qualificado, pois valoriza a tecnologia, o conforto e a inovação como pilares de atuação. Situado em Ijuí, acolhe pacientes do Estado, sendo referência especialmente para as regiões Noroeste, Celeiro e Médio Alto Uruguai.

 

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados