erca de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos durante uma operação da Força-tarefa Segurança Alimentar realizada nesta terça-feira (24) em Dois Irmãos, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Um supermercado foi interditado, e o dono será investigado pela Polícia Civil.
Participam da operação policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), além de agentes do Ministério Público Estadual, servidores da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal e do Procon Estadual. Eles visitaram estabelecimentos comerciais, como mercados, padarias e açougues, entre outros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/o/6/JbujHTQQA52zGMv9WlFA/3.jpg)
Açougue de estabelecimento visitado pela força-tarefa nesta terça em Dois Irmãos (Foto: Divulgação/MP-RS)
Alguns dos estabelecimentos expunham à venda produtos sem procedência comprovada, em condições impróprias ao consumo humano, além de gêneros alimentícios com prazo de validade vencido e carnes indevidamente refrigeradas.
A interdição em um supermercado se deu porque lá havia alimentos armazenados em condições precárias. Ainda foram descartadas carnes sem procedência comprovada, indevidamente refrigeradas e outros alimentos diversos com prazo de validade vencido. A Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor investigará a responsabilidade penal do proprietário do estabelecimento, que poderá ser indiciado por crime contra as relações de consumo.