Com apoio da Unijuí, Câmara Municipal promove o III Seminário Municipal de Mobilidade Urbana - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Com apoio da Unijuí, Câmara Municipal promove o III Seminário Municipal de Mobilidade Urbana

18 de setembro de 2023

Na noite de ontem, a Câmara de Vereadores de Ijuí promoveu, junto ao Centro de Eventos da Unijuí, o III Seminário Municipal de Mobilidade Urbana. O evento foi realizado em parceria com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo, bem como dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Modelagem Matemática e Computacional da Universidade.

Conforme destacou o coordenador do curso de Engenharia Civil, Diorges Carlos Lopes, o evento teve o intuito de discutir, trocar ideias e novas possibilidades para a mobilidade urbana em Ijuí. Tendo como tema “Alternativas tecnológicas para gestão e monitoramento da mobilidade”, o seminário foi conduzido pelo vereador Bíra Erthal, que é presidente da Comissão Especial de Trânsito e Mobilidade, e destacou que os debates vêm ocorrendo há três anos consecutivos.

O primeiro a se pronunciar, por vídeo, foi o professor do curso de Arquitetura, Tarcísio Dorn de Oliveira, que apresentou reflexões acerca da mobilidade urbana, considerando aspectos como sustentabilidade e qualidade de vida. As considerações estavam embasadas no livro “Cidade para pessoas”, do arquiteto e urbanista Jan Gehl.

Na sequência, o engenheiro eletricista e representante da Rek Parking, Roberto Mouta, apresentou tecnologias trabalhadas pela empresa, que atua na gestão, administração e exploração de estacionamentos públicos e privados. Presente em 19 cidades brasileiras, a empresa trabalha, por exemplo, com sensores de vagas de estacionamento inteligentes e independentes, que são utilizados como aliados para redução do fluxo de veículos. Por meio de um aplicativo, os motoristas conseguem verificar quais vagas estão livres e ocupadas, sem ter que ficar dirigindo desnecessariamente. O município, por sua vez, consegue fiscalizar o tempo de uso das vagas, verificar se a equipe de rua está sendo efetiva e quais os horários de maior pico.

A partir dos apontamentos realizados, foi realizado um debate com a presença dos professores André Bock (Engenharia Civil), Igor Norbert Soares (Arquitetura) e Maurício de Campos (Engenharia Elétrica).

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados