Combater o cansaço pode não ser uma tarefa simples: Veja como fazer isso - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Combater o cansaço pode não ser uma tarefa simples: Veja como fazer isso

9 de dezembro de 2020

https://pixabay.com/pt/photos/desesperado-pensamento-estressado-5011953/

Legenda: O cansaço pode ser sintoma de uma doença mais grave.

Autor: Peggy_Marco / Fonte: Pixabay.com

 

O cansaço já se tornou um problema corriqueiro em uma sociedade estressante e agitada como a dos tempos atuais. A verdade é que, na grande maioria das vezes, o cansaço é proveniente de uma rotina sem pausas.

Trabalho demais, pouco tempo para alimentação adequada e para a prática de exercícios físicos, além de noites mal dormidas. Essa é a receita básica para que se passe dias sentindo um cansaço avassalador, que atrapalha a qualidade de vida.

Em casos como esses, adicionar pausas durante as tarefas do dia, dedicar momentos de qualidade às refeições e ao lazer, e praticar atividades físicas que ajudem a dormir bem podem reduzir o cansaço.

No entanto, nem sempre essa sensação de fadiga é sintoma apenas da rotina atribulada. É cada vez mais frequente que a causa do cansaço extremo e incessante esteja relacionada a doenças graves como anemia, diabetes e até depressão. Por essa razão, nem sempre é simples combater o cansaço como se pensa.

Ferro na alimentação

A maior fonte de energia para o corpo humano está nos alimentos. Por isso, quem não se alimenta bem pode sim sofrer de um cansaço crônico.

Sabe-se, por exemplo, que níveis baixos de ferro no organismo podem levar à fadiga, fraqueza e, nos casos mais graves, à anemia. Isso ocorre porque o ferro é um mineral que atua no transporte de oxigênio para as células e músculos.

Para aumentar o nível desse mineral no organismo, é recomendado consumir alimentos ricos no nutriente, como espinafre, carnes e a espirulina, alga que tem mais que o dobro de ferro presente no espinafre e, por isso, combate a fraqueza e o cansaço de forma mais eficiente.

Atividade física

Quem sente muito cansaço ao longo do dia nem cogita a prática de exercício físico, certo? Mas é justamente aí que reside o erro.

Além de focar em uma boa alimentação, os especialistas lembram que treinar ou praticar algum esporte pode ajudar e muito a reduzir a fadiga física e mental.

Isso ocorre porque o exercício físico promove o aumento da força e da resistência, além do incremento da serotonina, que ajuda a regular o sono, o apetite, entre outros.

Hidratação

Outra estratégia eficiente na redução do cansaço é o consumo adequado de água. São vários os sintomas da desidratação. E o cansaço, fraqueza e sonolência então entre eles.

Por isso, o ideal é que se consuma água – pelo menos dois litros diariamente – em pequenas porções ao longo de todo o dia.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados