Comitê de Santo Ângelo adota ações mais severas no combate à COVID-19 - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Comitê de Santo Ângelo adota ações mais severas no combate à COVID-19

24 de fevereiro de 2021
Santo Ângelo adota critérios de bandeira vermelha, suspende cirurgias eletivas não emergenciais e endurece fiscalização
A equipe técnica e os profissionais do Comitê Temporário de
Enfrentamento ao Coronavírus, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (24) na sede da secretaria, para debater com o Executivo os aspectos ligados às novas ações que serão realizadas para enfrentar o pior momento da pandemia de Covid-19, em virtude do aumento dos casos e das internações hospitalares, sem hesitar a possibilidade da região das Missões evoluir para a bandeira preta na 43ª rodada do Distanciamento Controlado que será anunciada nesta sexta-feira pelo Governo do Estado.
Os casos se intensificaram no município e na região missioneira na última semana, por isso os integrantes do Comitê Coronavírus decidiram em conjunto medidas mais rígidas pelo Governo Municipal, que serão adotadas a partir de um novo decreto nesta quinta-feira (25).
A reunião contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa, do vice-prefeito Dr. Volnei Teixeira, secretário de Saúde, Dr. Flávio Christensen, e o coordenador da 12º Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS), Yuri Sommer Zabolotsky,
CRITÉRIOS DE BANDEIRA VERMELHA
Com a manutenção da cogestão no Plano do Distanciamento Controlado do Governo do Estado, o prefeito Jacques Barbosa informou que, mesmo com a possibilidade de o município ter o direito de adotar a bandeira laranja, Santo Ângelo vai operar com os critérios de bandeira vermelha. “Vamos manter a bandeira vermelha nas atividades durante todo o dia, mas todos terão que parar a partir das 20h eis que o nosso decreto tem os mesmos protocolos do Governo do Estado”, disse.
CIRURGIAS ELETIVAS NÃO EMERGENCIAIS SUSPENSAS
Segundo o secretário Flávio Christensen, o município vai seguir a orientação da Saúde do Estado com a suspensão das cirurgias eletivas não emergenciais, eis que a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é justificada pelo aumento das internações por Coronavírus no Rio Grande do Sul. “A princípio, manteremos somente as cirurgias de urgência, emergência, oncológicas, neurológicas e cardiológicas. As demais estarão suspensas com o intuito de preservar leitos. Enfrentamos o pior momento desta pandemia”, explica.
MAIS RECURSOS HUMANOS NA SAÚDE
O secretário de Saúde anunciou que o Centro de Enfrentamento à Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no bairro Pippi, vai contar com sete leitos clínicos e com a presença de mais um médico no atendimento à população. “Com a demanda no atendimento no Centro Covid-19 na UPA, estaremos com mais um profissional para auxiliar e o objetivo é de aumento nos próximos meses. Também estaremos instalando novos leitos clínicos na UPA, nos preparando para um possível agravo da situação do Covid-19 no município”, disse.
RIGIDEZ NA FISCALIZAÇÃO
O prefeito Jacques ressaltou que o momento é preocupante, não apenas no município, e sim em todo o País, onde a pandemia do Coronavírus está em fase crescente de casos em todas as regiões brasileiras. “O momento é crítico e as pessoas precisam se conscientizar cada vez mais que, não apenas Santo Ângelo, e sim a região e todo o Estado estão na mesma situação. Por isso, estamos seguindo o decreto do Estado que, inclusive, intensificará a fiscalização com o auxílio da Brigada Militar no acompanhamento das equipes da Vigilância Sanitária, da Saúde e do Meio Ambiente nas fiscalizações. Tomaremos medidas mais rígidas, mas nada disso será válido se não houver o compromisso de todos, pois o momento é de ficar em casa, evitar aglomerações em residências e continuar os cuidados com a pandemia, desde o uso correto da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento controlado”, disse.
PRESENÇAS
Também estiveram presentes na reunião o coordenador da 12ª CRS, Yuri Sommer Zabolotsky; a enfermeira Daniana Pompeo, integrante da Comissão da Saúde de Santo Ângelo e do Comitê Coronavírus; a enfermeira Andréia Bernardi, coordenadora da SMS; o vice-presidente da ACISA, Mauro Tschiedel; a provedora do Hospital Santo Ângelo (HSA), Iara Fortes, juntamente com o diretor administrativo Marcelo Borges e o diretor técnico Henrique da Costa; o Comandante do 7º RPMon, Major Itamar Ferreira Walter; o gerente do Hospital Unimed Missões, Lisandro Rodrigo Grassel; o fiscal sanitário da SMS, Ubiratan Gross Alencastro e os advogados do município Rogério Callegaro, Kayana Veronese e Nicole Duprat.
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Fernando Gomes

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados