Comitiva de Santo Ângelo pede municipalização de trecho da ERS 218 - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Comitiva de Santo Ângelo pede municipalização de trecho da ERS 218

5 de fevereiro de 2021
O secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, acenou positivamente para a proposta. Trevo da FENAMILHO será concluído em parceria Estado/Município
O prefeito em Exercício de Santo Ângelo, Volnei Teixeira, liderou uma comitiva integrada pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Vinicius Makvitz, e pelo vereador Márcio Antunes, que esteve em Porto Alegre na tarde desta quarta-feira, 03, reunida com o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, e em outros órgãos do governo gaúcho para apresentar e defender pleitos do município.
Além de tratar do projeto de ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e da articulação do Governo do Estado para que Santo Ângelo receba os voos da Gol com destino a São Paulo, a pedido do prefeito Jacques Barbosa, Volnei reivindicou a municipalização de um trecho de aproximadamente três quilômetros da ERS 218, entre a Avenida Salgado Filho e o Bairro Garibaldi Carrera Machado (Indubras).
Segundo o prefeito em Exercício, a proposta foi bem recebida pelo secretário que fará o encaminhamento da solicitação para o DAER emitir o parecer técnico sobre a viabilidade de municipalização. Volnei explicou que o trecho precisa urgentemente de melhorias e que, sob o domínio do município, a execução de obras ganharia em agilidade, como a manutenção da pavimentação, a construção do acesso ao Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e ao Distrito Industrial Hans Pfaff, além da implantação de loteamentos habitacionais ao longo rodovia.
O secretário do Planejamento, Vinicius Makvitz, também defendeu que a municipalização daria mais celeridade para solucionar problemas no trecho. “São reivindicações antigas do município que o Estado não está dando conta. O Governo Municipal teria mais condições de ampliar a área urbana e o seu potencial industrial, gerando mais emprego e renda, com a estruturação do Distrito Industrial Hans Pfaff, e abriria nova área para condomínios residenciais”, assinalou.
TREVOS DE ACESSO
Entre os pleitos apresentados ao secretário Costella, estão à execução de melhorias nos trevos de acesso à cidade, com prioridade para a construção da rotatória definitiva no entroncamento da ERS 344 com as avenidas Imigrantes e São João, em direção ao Parque de Exposições Siegfried Ritter.
Conforme o prefeito em Exercício, Volnei Teixeira, ficou acordado com o secretário Costella que o Estado fará a cedência do material e o município executará a conclusão da rotatória, garantindo segurança no local. Para isso, Santo Ângelo deverá formalizar convênio com o Estado. “Tão logo seja oficiado pelo município, o secretário assegurou que a obra será efetivada”, afirmou Volnei.
Também foi solicitado ao secretário Juvir Costella que, após a obra no trevo de acesso à FENAMILHO, seja aproveitada a contenção provisória no cruzamento entre a ERS 344 e a Perimetral, formando uma nova rotatória no acesso ao Distrito Buriti, local que requer mais atenção em razão do intenso tráfego. Costella disse que necessita de um parecer técnico do DAER e que fará o encaminhamento do pleito.
A comitiva tratou ainda de solicitar melhorias no sistema de iluminação pública instalados nos três acessos à cidade, como contrapartida ao Programa de Modernização implantado pelo município, que está substituindo mais de três mil pontos de iluminação de alta pressão por tecnologia LED.
BRDE
As lideranças finalizaram a agenda na capital gaúcha em audiência com o analista de Projetos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Vinicius Tambara, articulando a ampliação do prazo para o investimento de R$ 200 mil no Programa de Modernização do Sistema de Iluminação Pública do governo de Santo Ângelo.
Makvitz argumentou que os recursos são referentes a financiamento anterior na ordem de R$ 1,3 milhão do próprio BRDE para a substituição de luminárias de alta pressão por tecnologia LED, cujo prazo estava expirando. “Alongamos o prazo e estamos encaminhando o processo de licitação para garantir mais este investimento para Santo Ângelo”, concluiu o secretário de Planejamento.
POSSE
As lideranças também participaram na manhã desta quarta-feira, da solenidade de posse do novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Gabriel Souza (MDB) que substituiu Ernani Polo (Progressistas).
Texto: Tarso Weber
Fotos: Divulgação

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados