Como aproveitar áreas ao ar livre de forma segura nesse verão? - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Como aproveitar áreas ao ar livre de forma segura nesse verão?

9 de dezembro de 2020

Legenda: A melhor recomendação é continuar evitando lugares aglomerados / Autor: Hello I’m Nik / Fonte: Unsplash

 

Chega o verão e junto dele inúmeros planos de passeios para aproveitar a estação mais quente e ensolarada do ano. Acontece que 2020 foi um ano totalmente atípico, e o verão com a virada do ano não será muito diferente. Inclusive, infectologistas indicam que as reuniões de fim de ano sejam virtuais. Mas isso não quer dizer que você precisa ficar trancado 100% do tempo em casa. Então como será?

 

A pandemia ainda existe, portanto, os cuidados também continuam sendo necessários. Mas com tantos meses de isolamento social e estudos por parte da comunidade científica já se sabe que é possível sair de casa de forma segura. Um estudo feito nos Estados Unidos já mostrou que o risco de contaminação por coronavirus ao ar livre é quase zero, mas exige cuidados. Portanto, você pode sim passear com segurança cumprindo as seguintes normas:

 

  1. Evite lugares aglomerados

 

O primeiro passo é a escolha do local. Sempre evite lugares aglomerados. Essa é a melhor medida de proteção. Praias e parques são boas alternativas para sair de casa, especialmente para quem tem crianças, mas você deve buscar lugares mais tranquilos. Se não for possível manter o distanciamento, desconsidere ficar no local. Prefira sair nos horários menos movimentados. A praia, por exemplo, pode ser um ótimo lugar para deixar as crianças brincarem cedo pela manhã. Fazer atividade ao ar livre é essencial para o bem-estar físico, mas principalmente emocional. Existem restaurantes com a opção de comer ao ar livre, se o estabelecimento respeita a regra de distanciamento das mesas, sair para comer pode ser outra atividade interessante no verão.

 

  1. Máscara e álcool em gel

 

Esse combo não costuma falhar. Quando sair de casa sempre use sua máscara e tenha junto de você um frasco com álcool em gel. Na rua é mais difícil de lavar as mãos, portanto o álcool em gel, especialmente de bolso, vai trazer a facilidade, higiene e proteção que você precisa para manusear sua máscara sem medo, sempre aplique álcool nas mãos antes de tocar nela. Se você está em um lugar mais deserto com sua família, pode remover o acessório – desde que permitido pela legislação local – para respirar um pouco de ar puro, assim como dentro do carro. Se utilizar qualquer meio de transporte público, sempre faça uso de máscara. E sempre que se aproximar de outras pessoas coloque-a no rosto da maneira correta. Em um parque, por exemplo, peça para que as crianças usem a máscara e venham higienizar as mãos com frequência.

 

  1. Respeite o distanciamento

 

Pode ser que durante seu passeio você encontre um amigo. Respeite o distanciamento de 1,5 metro. Respeite as escolhas da outra pessoa. Dessa forma, todos se protegem e contribuem para evitar a disseminação do vírus. Você pode permanecer em locais ao ar livre que tenham mais pessoas, basta ficar distante e seguir as recomendações de higiene. Essa medida é mais difícil de ser aplicada com os filhos, já que encontram outras crianças nos parques e passeios.

 

Segundo Sofia Vargas, psicóloga infantil e editora do site especializado Guia de Bem-Estar, nesse caso, a melhor orientação é conversar e educar as crianças desde sempre para que não toquem nem abracem os colegas. “Os pais que orientaram seus filhos desde o início da pandemia vão perceber que as crianças maiores já são capazes de compreender e seguir as recomendações. No caso dos mais novos, a melhor medida é levá-los para brincar em locais ao ar livre onde há pouco ou nenhum contato com outras pessoas”, esclarece.

 

Seguindo essas normas você pode passear e se exercitar com mais segurança. A prática de atividade física é um dos pilares para manter uma boa imunidade. Além disso, sair ao ar livre aumenta a exposição solar, outra ferramenta essencial para manter o bem-estar.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados