Como aumentar a proatividade no trabalho? - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Como aumentar a proatividade no trabalho?

21 de junho de 2022

 

É cada dia mais comum as pessoas buscarem modos de como aumentar a proatividade. E isso tem uma explicação: ser proativo é uma das qualidades mais buscadas pelas empresas em processos seletivos.

Você é uma pessoa proativa? Sabe o que é isso?

Se ainda não, fique tranquilo, pois vamos explicar neste texto.

 

O que é proatividade?

A proatividade é um termo que ganhou bastante destaque nos últimos anos. Na verdade, significa ter uma característica de se antecipar aos problemas. Uma pessoa proativa vive buscando soluções mesmo antes de algum imprevisto acontecer.

Antes de mais nada, uma pessoa com proatividade é inquieta e está sempre motivada em busca dos melhores caminhos e atitudes. Numa empresa, alguém proativo não espera por ordens para tomar decisões, ela simplesmente identifica o que é melhor e aposta naquilo. Quem pensa assim tem uma visão mais completa, prevê o futuro e se antecipa a algum problema que vier a surgir.

Quem adota esse comportamento leva vantagem na hora de receber uma promoção onde trabalha. Até para quem está buscando aumento de salário é bom adotar uma postura proativa.

 

Como aumentar a proatividade no trabalho?

Num mundo ideal, todos seríamos proativos, mas na prática as coisas não são bem assim. Isso ocorre porque somos diferentes uns dos outros, temos formas distintas de nos comportarmos.

No entanto, é possível, sim, adotar uma postura proativa que gere resultados. Aliás, todos somos passíveis de nos tornarmos proativos.

Separamos algumas dicas que você pode usar a partir de hoje mesmo para tornar-se alguém mais proativo:

– Seja otimista;

– Antecipe-se aos problemas;

– Resolva o quanto antes os problemas quando eles surgirem;

– Defina aquilo que é prioridade e invista tempo para executar as tarefas mais importantes da melhor forma possível;

– Busque por soluções, não por culpados;

– Seja criativo, pois isso vai te ajudar a melhorar a performance de sua rotina;

– Esteja em constante aperfeiçoamento;

– Tenha um networking qualificado, priorizando o convívio com pessoas que te inspirem e o façam crescer.

 

Invista em você e no conhecimento

Reparou que uma das dicas para aumentar a proatividade é se aperfeiçoar? Uma formação acadêmica é sempre bem-vinda na vida de uma pessoa. Mesmo que alguém já tenha um diploma de faculdade, é muito difícil essa pessoa não melhorar ao agregar mais conhecimento.

A partir do momento que essa pessoa escolhe um curso de graduação, passa a incorporar o que aprende à sua rotina. Isso impacta de forma direta na motivação, que é uma das características de pessoas proativas.

A Faculdade Uníntese tem uma série de cursos de graduação, todos nos formato EaD, que atendem às necessidades do mercado atual. Uma graduação como Gestão Comercial, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou ainda Gestão de TI estão muito em alta.

O motivo é: são cursos superiores de curta duração (cerca de 2 anos), reconhecidos pelo MEC, que podem ser feitos direto de casa. Ou seja, você não precisa ir a um polo presencial para estudar.

Quem se forma em um dos cursos da área de gestão se habilita para concorrer a vagas cujos salários ultrapassam os 10 mil reais por mês.

No mundo atual, ser proativo é uma necessidade, uma habilidade que define quem terá sucesso ou não na profissão.

A boa notícia é que todos nós podemos aumentar nosso potencial e sermos mais proativos.

 

Conclusão

A proatividade é um conceito que pertence às habilidades comportamentais de todos nós. Dentro desse contexto, é importante que o profissional do futuro invista nas soft skills, que são características muito valorizadas hoje em dia.

Nos cursos de graduação da Uníntese há um olhar especial para as soft skills, e esse é um dos diferenciais da instituição. Ao final da graduação, o profissional estará pronto no que diz respeito às habilidades técnicas (hard skills), mas sobretudo quanto às soft skills.

Para conhecer os cursos da Faculdade Uníntese, basta clicar neste link. Você pode fazer sua inscrição agora mesmo e já dar novos rumos à sua vida. Será desde já, aliás, uma atitude proativa.

Agora, se você quer saber mais sobre soft skills, indicamos que leia esse texto na íntegra e comece a aplicá-las hoje mesmo!

Gostou desse material? Fique à vontade de compartilhar com outras pessoas que também querem saber como aumentar a proatividade.

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados