Como doar seu corpo para a ciência - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Como doar seu corpo para a ciência

27 de abril de 2019

No Brasil existem três possíveis destinos de um corpo após a morte: o enterro, a cremação e a doação para estudos. Este último contribui para a formação de profissionais da saúde e é uma decisão tomada ainda em vida e reforçada (ou negada) pelos familiares após a morte.

Os corpos doados de forma voluntária e altruísta são utilizados por estudantes da área da saúde para o estudo da anatomia humana. Os métodos utilizados desenvolvem no estudante habilidades e competências para uma formação de qualidade do futuro profissional.

Os Programas de Doação de Corpos das Universidades possuem normas próprias e qualquer pessoa pode cadastrar-se no Programa. Na Unijuí não é diferente. Saiba como doar seu corpo para a ciência:

 

1.      A decisão

A decisão de se tornar um doador é pessoal e deve ser discutida com a família, um médico assistente e a instituição de ensino. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode tornar-se um doador.

 

2.      O Termo de doação

Após estar certo da sua decisão, o doador deverá preencher o “Termo de Doação”, assinado pelo doador e pelo menos um familiar como testemunha. A doação é espontânea e gratuita. Mesmo com o termo preenchido, a qualquer momento o doador poderá desistir da doação, e, após a morte, a decisão de seguir em frente com a doação é da família.

O termo de doação pode ser obtido por meio de contato com a Universidade.

 

3. Fatores limitantes

Menores de 18 anos ou que possuam alguma doença infectocontagiosa não podem ser doadores. Além disso, em caso de morte violenta, em que há necessidade de perícia do corpo, a doação também se torna inviável.

4.      Após a morte

As cerimônias fúnebres poderão ser realizadas pela família e, logo após, o corpo deverá ser encaminhado ao Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí para iniciar os processos específicos de fixação e conservação até sua utilização em atividades práticas de ensino. A responsabilidade e os custos com o transporte até o Laboratório são da Universidade.

 

5. Sigilo e segurança

A identificação dos doadores, bem como, as informações fornecidas, serão armazenadas no banco de dados do Programa de Doação de Corpos da Unijuí e permanecerão em sigilo. O acesso ao corpo doado somente é permitido aos estudantes, professores e técnicos do Laboratório de Anatomia Humana da Unijuí.

 

Além de corpos, é possível realizar a doação de membros. Conheça o Programa de Doação de Corpos da Unijuí disponível no Portal da Universidade.

Outras informações podem ser obtidas também no Departamento de Ciências da Vida da Unijuí pelo telefone (55) 3332-0200, ramal 3202, ou por meio dos e-mails: [email protected] e [email protected].

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados