Conversas Digitais debate inovação na arrecadação tributária nacional – NoroesteOnline.com

Conversas Digitais debate inovação na arrecadação tributária nacional

13 de agosto de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A segunda edição do Conversas Digitais abordou os avanços da inovação nos processos de arrecadação tributária nacional, assim como os seus reflexos junto à sociedade. O debate, transmitido no Facebook na quarta-feira (12/8), contou com a participação do auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia e coordenador técnico do Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais (Encat), Álvaro Bahia, do subsecretário da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Ricardo Neves Pereira, e da diretora de Soluções Digitais da Procergs, Karen Lopes.

Durante o encontro virtual, os debatedores demonstraram o mesmo ponto de vista acerca dos benefícios que a tecnologia agrega na relação dela com o contribuinte, convergindo com o pensamento de que a transformação digital é a responsável por uma grande revolução neste momento em curso no país, que é a da simplificação de processos. “O governo é o maior gerador de dados na sociedade, e a tecnologia propicia que os utilizemos de forma inteligente para prestar melhores serviços públicos nas mais diversas áreas”, disse Karen Lopes.

Para Pereira, além da simplificação, é fundamental também que o cidadão tenha segurança jurídica nas operações que realiza. “É o que queremos para a Reforma Tributária do Estado hoje em curso. Nós temos um projeto chamado Conformidade Cooperativa, que é disruptivo, e entendemos que pode iniciar uma reforma tributária digital”, observou durante o debate.

Bahia observou o fato de o mundo estar em constante disrupção e de haver intensas mudanças e inovações a todo instante. “E isso ocorre porque novas tecnologias exponenciais aceleram essa nova economia, trazendo novas formas de interação e, por consequência, a necessidade de se aplicar novos modelos de gestão”, disse.

Conversas Digitais é uma iniciativa da Procergs e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, com apoio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). É um seminário on-line que, em forma de bate-papo com atores relevantes nas áreas de tecnologia e governo, coloca em pauta o governo digital.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content