Coordenadora de Saúde faz a entrega de câmara de conservação para SMS de Panambi - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Coordenadora de Saúde faz a entrega de câmara de conservação para SMS de Panambi

21 de maio de 2021

 

Nesta manhã de quinta-feira (20), às 10h no ESF do Centro foi entregue uma câmara de conservação pela Coordenadora Adjunta da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS, Sra. Janaína da Silva, ao Prefeito Daniel Hinnah, ao Secretário Municipal de Saúde Romário Heitor Malheiros e a Secretária Municipal Adjunta de Saúde Lara Dinis da Rosa Marques.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através de recursos do Ministério da Saúde (MS), adquiriu 310 Câmara de Conservação de vacinas para os municípios com menos de 100 mil habitantes. As cidades da 17ª CRS contempladas foram Ijuí e Panambi, além de mais 192 municípios de outras regiões do Estado. Os municípios contemplados são aqueles que atenderam alguns critérios, tais como: ter Sala de Vacinas e sistema de informação oficial implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, ter respondido o questionário no prazo estipulado e ainda não estar equipado com câmara refrigerada.
As câmaras de conservação tem capacidade de 200 litros e atingem temperaturas entre 2º e 8º C e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos.
Conforme a Coordenadora Adjunta Janaína “o objetivo da SES é iniciar a substituição de geladeiras domésticas nas Salas de Vacinas dos municípios, por câmaras de conservação de imunobiológicos, para assim equipar cada vez mais as nossas unidades de saúde”.
Já o Secretário Romário Heitor, salientou “esta câmara de conservação será muito importante, pois garantirá que as vacinas e outros produtos possam ser armazenados de forma segura, principalmente neste momento que temos duas campanhas importantes ocorrendo de forma simultânea, a da gripe e do coronavírus”.
Para o Prefeito Daniel Hinnah “é muito importante que aprimoramos a forma de armazenamento e conservação dos produtos em especial as vacinas, pois a expectativa é de seguirmos por um bom período de tempo vacinando contra a Covid-19 e além disso, temos nossos calendários vacinais que devem ser seguidos rotineiramente”.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados