Curso de Educação Física promove o 10ª acampamento em Urubici, Santa Catarina - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Curso de Educação Física promove o 10ª acampamento em Urubici, Santa Catarina

25 de novembro de 2022

Com o objetivo de proporcionar o entendimento e a vivência de diversas técnicas esportivas e de lazer junto à natureza, a disciplina de “Práticas Corporais na Natureza” do curso de Educação Física da Unijuí promoveu o 10º acampamento orientado em Urubici, Santa Catarina. A atividade ocorreu entre os dias 12 e 15 de novembro e reuniu estudantes dos cursos de Educação Física e Pedagogia dos campi Ijuí e Santa Rosa, egressos de Educação Física e professores convidados.

Nesta edição, o acampamento contou com o tema “(re)aproximação”, conforme explica o professor Mauro Bertollo. “A temática foi escolhida devido ao momento que vivemos pós-pandemia, o que trouxe uma experiência inesquecível, onde o grupo de acampantes entendeu a ideia e, sem dúvidas, viveu intensamente as aventuras, enfrentando os desafios propostos com maestria”. O professor reiterou ainda que buscou contemplar nas atividades valores sociais como, cooperação, interação social, autonomia, desafio, solidariedade, respeito, entre outros.

Segundo Bertollo, o formato do grupo foi crucial para a realização das ações. “A equipe de monitores é formada por egressos experientes na área de aventura, alguns com a vivência desde o primeiro acampamento, complementada com estudantes que estão iniciando a monitoria neste primeiro ano. Essa formatação da equipe de monitores é essencial, já que as práticas de aventura são de risco e precisam ser ‘calculadas’ nos seus mínimos detalhes para que não tenhamos situação de perigo durante as atividades. Os experientes assumiram as tarefas mais contundentes e os demais realizaram apoio, adquirindo experiências para novas aventuras”, frisou.

A escolha da cidade de Urubici se deu pelas condições ideais do local para a busca dos objetivos da disciplina, onde foram realizadas atividades durante todo o dia, incluindo contemplação da natureza, caminhadas, ações voltadas à tirar os acampantes do conforto, buscando, para muitos, o limite físico e por fim, recreações. Para a estudante do 9º semestre do curso de Educação Física, no campus Santa Rosa, Ana Paula Stein, o campismo proporcionou diversas experiências em meio a natureza, aproximando as pessoas. “Também nos fez pensar de um modo diferente sobre a vida. Um acampamento que achávamos que seria ‘sofrido’ acabou se tornando em dias prazerosos, despertando o sentimento de querer vivenciar tudo isso novamente”, contou.

Paulo Corrente, estudante do 10º semestre de Educação Física no campus Ijuí, participou como monitor pela primeira vez. Para ele, foi um desafio. “Participar da monitoria de campismo era algo que eu almejava quando fiz a viagem como aluno. Na posição de monitor a responsabilidade é grande e torna a viagem totalmente diferente, é incrível. A monitoria tem um papel importante na orientação das práticas corporais na natureza e isso proporciona para nós, monitores, uma sequência de aprendizados e  estratégias que podem ser utilizadas em outras áreas de atuação do campo da educação física”.

Já a acadêmica do 8º semestre de Pedagogia, Djosi von Mühlen, disse que sua experiência foi extraordinária. “Nunca imaginei que conseguiria superar tantos desafios. Antes da atividade, imaginava que não iria conseguir caminhar todos aqueles quilômetros ou cumprir com todas as atividades propostas pelo professor Mauro, mas isso foi possível. O campismo foi uma oportunidade incrível para superar meus medos e dificuldades, além de ter criado amigos e reaproximado outros”.

Segundo o professor Mauro Bertollo, a atividade é um diferencial para a formação dos estudantes e alcançou os objetivos. “O acampamento já está consolidado junto à Educação Física e vejo que está sendo bem aceito também pelos estudantes de Pedagogia. Em reunião avaliativa, que sempre fizemos antes de embarcarmos para o retorno, percebe-se o quão importante é para a formação de nossos acadêmicos a participação em um evento como esse”.

Vestibular Verão Unijuí 2023

6 de outubro de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados