DAER diz que fará nova vistoria na ponte de Entre-Ijuís - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

DAER diz que fará nova vistoria na ponte de Entre-Ijuís

30 de agosto de 2021

A situação envolvendo a ponte sobre o rio Ijuí, ligando os municípios de Santo Ângelo e Entre-Ijuís volta a ser assunto de preocupação entre os dois municípios, e especialmente entre motoristas que transitam pelo local. Em função do desgaste sobre a pista de rodagem. Motoristas alegaram que os ferros de arremate do vão central estão aparecendo sobre a pista, e já causam, inclusive, estragos aos pneus. Somente na quinta-feira dois automóveis tiveram os pneus rasgados ao cruzarem pelo local. A esse problema também soma-se outro já existente há decadas: construída em um tempo de tráfego menos intenso, há a preocupação da quantidade de veículos e cargas que cruzam pelo local, o que pode estar comprometendo a estrutura.

Morador da área da ponte há pelo menos 50 anos, Beno Bichoff monitora o rio Ijuí há 33, e diz que ao passar por baixo da estrutura da ponte é possível verificar “farelos de areia” e partes de reboco caindo. Segundo ele isso acontece em função da grande quantidade de reboco que já foi colocada no local. “Quando passa caminhão ali o tremor provoca esfarelamento”, disse, acrescentando que não sabe o que isso significa, mas acredita não ser um bom sinal. “Se não tomarem providências uma hora vão é tomar um susto grande”, avalia.

Outro morador das redondezas, que não quis ser identificado, detalhou que o problema é que sobre a ponte estão sendo multiplicados os buracos. A agente penitenciária administrativa, Nilvana Weidmann, diz que a estrutura da ponte é um caos, toda cheia de buracos e concentra muito fluxo de veículos. “Dizem que resiste”, falou. O aposentado João Carlos Klaic destacou que a situação é uma incógnita. “A ponte não foi feita para esse peso”, relatou, acrescentando que o pessoal técnico deveria elaborar um laudo sobre o local.

DAER

Entramos em contato com o DAER, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, que explicou que a 14ª Superintendência Regional do Daer de Santa Rosa está ciente dessa demanda e incluiu na programação de serviços uma vistoria ao local a fim de identificar a solução para o problema.

Prefeito pediu recapeamento

O prefeito de Entre-Ijuís, José Paulo Meneghine disse a nossa reportagem que na última vistoria realizada na ponte sobre o rio Ijuí pelos engenheiros do DAER a informação passada ao município é de que a estrutura é forte e teria condições de aguentar pelos próximos 20 anos. Ele destacou, também, que em relação ao desgaste do asfalto sobre a pista, ele solicitou ao secretário de Logística e Transporte, Juvir Costela, o recapeamento do asfalto no trecho sobre a ponte, o que foi prometido há cerca de um mês. “Estamos inclusive esperando a liberação desta demanda”, disse o Prefeito. Meneghine destacou que o secretário se comprometeu em realizar a obra nos próximos dias.

Fonte: Redação Grupo Sepé 

Foto: Matheus Farias

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados